Parênteses
(Descobri que escrever tem sido uma válvula de escape para mim. Relaxa, anima, revigora a alma. Comecei escrevendo aleatoriamente alguns temas mais técnicos, digamos assim. Agora acho que me encontrei. Os temas "técnicos" não me satisfazem, quero mais! Quero falar sobre experiências, contar "causos", dividir alegrias e tristezas, sem perder o foco na dança, lógico.
De qualquer forma, gostaria de dizer obrigada a vocês que têm me visitado, que comentam, que me seguem.
Um especial obrigada à Juliana Donzelli (Samya Ju), minha primeira mestra, pessoa que admiro e tem um blog delícia do qual sou seguidora: http://www.7vidasdebailarina.blogspot.com/ (link nº 1 de referência para meu blog!!).
Obrigada também à Paula Della Via, minha colaboradora, recém blogueira, com a qual discuto minhas aflições e anseios sobre a dança. Vai lá no blog dela: http://www.paulaperizad.com.br/
E chega, porque era só um parênteses.)
Aqui tem
Ju Sobral
Blog com informações, dicas e atualidades sobre a dança do ventre, Voltado para alunas, profissionais e curiosos
Wednesday, April 06, 2011
Monday, April 04, 2011
Era uma vez.....
Era uma vez, num reino não muito distante, uma linda bailarina que vivia em um castelo.
Era um castelo lindo, construído por ela mesma, depois de árduos e longos anos de trabalho. Tinha estruturas sólidas, acabamento bem feito.
Com o passar dos anos, essa bailarina começou a receber em seu castelo outras bailarinas que se tornaram suas súditas. Algumas permaneceram como tais, mas outras, por terem conquistado batalhas de forma honrosa, tornaram-se suas aliadas e ganharam postos de confiança no reino. Lá viviam príncipes também.
Lá eram promovidos bailes cheios de alegria e beleza, onde todos dançavam e se divertiam. Assim foram passando os anos....
Certa vez, a bailarina-rainha precisou se ausentar do castelo para vencer batalhas num reino um pouco mais distante e deixou a cargo de uma de suas aliadas o papel de tomar conta de suas súditas.
No entanto, conforme o tempo foi passando, algumas súditas se revoltaram, pois achavam que eram tratadas como escravas, e armaram uma espécie de motim no castelo, fazendo com que a aliada-substituta perdesse completamente o controle da situação.
Então, a bailarina-rainha precisou ser chamada às pressas para retornar e tentar acalmar os ânimos. Mas era tarde. Parte do castelo havia sido destruída e muitas súditas haviam abandonado o reino.
A bailarina-rainha ficou desolada, afinal, sempre procurou tratar todas as súditas com amor e amizade e não esperou que isso pudesse acontecer um dia. Viu seu castelo desmoronar e entendeu que ele não era tão seguro quanto pensava.
Assim que chegou apagou os focos de incêndio e começou a reconstrução de seu castelo na parte destruída; no entanto, alguns danos eram irreparáveis.
A partir de então, procurou fazer suas fundações mais rígidas, protegidas de danos eventuais externos e internos.
Hoje, o reino conta com o castelo da bailarina-rainha (ainda em construção) e de outros castelos, que foram construídos nas vizinhanças por aliadas que agora também têm suas súditas e esperam não sofrer danos entre suas paredes, feitas com tanto esmero e amor.
E viveram felizes para sempre...... (será?)
Fim
Monday, March 28, 2011
Então.....
Minha lilustre colaboradora Paula (Profa de DOC) compartilhou mais um vídeo comigo.
Dessa vez eu não vou falar nada, quem vai falar são vocês, ok?
Para quem não sabe, Amara é coordenadora de professores da rede Luxor (escolas de dança do ventre), uma das mais conceituadas do país.
Lá vai:
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fusão
Friday, March 25, 2011
A Bailarina e o caso da Costureira
O que seria da bailarina sem seus figurinos espetaculares?
E quem faz isso para a bailarina? Ela mesma, sua mãe, tia, amiga ou até mesmo a costureira.
No último caso, que é o meu, é quase como encontrar sua ginecologista. Você acha uma, confia, se abre (em todos os sentidos), cria cumplicidade.
Eu tenho uma que gosto muito, faço sempre tudo com ela, ela me entende, não preciso falar muito o que quero, sempre acerta.
Mas, de vez em quando, a necessidade, seja ela qual for, faz com que você precise utilizar outro serviço. Isso vale para a ginecologista também.
Pois bem. Lá fui eu, numa dessas "necessidades", em outra costureira preparar uma roupa que deve ficar pronta em uma semana (?).
Quero deixar claor que não gosto do trabalho dessa pessoa, nem tampouco da pessoa. Não temos nenhum tipo de vínculo, salvo esse momentâneo. Fui como cliente e ponto.
Como era de se esperar, aconteceu tudo errado. As respostas foram evasivas, o trato nulo, enfim, não há como se manter relação sequer de comércio.
Tudo o que foi dito e prometido nsesse dia foi "desdito" dias depois, não houve tratamento adequado às alunas. Aí eu comecei a me chatear.
Liguei pedindo satisfações sobre prazo de entrega, feed back para quando as roupas ficassem prontas, expliquei a confusão gerada por conta de uma informação equivocada e o que eu recebi foram, além das mesmas respostas evasivas, galhofas do tipo: "nem sei porque estou perdendo meu tempo falando com você", "ah, eu sempre trabalhei com a outra e graças a Deus nunca tive problemas" e depois um sonoro: "então tá, obrigada, tchau........."
Agora me diga: "O que você faria?"
Eu vou te dizer o que eu faço: vou continuar NUNCA MAIS fazendo absolutamente nada com essa pessoa, não vou indicá-la para nada e, por fim, escrever no blog!
Eu faço minhas escolhas comerciais e profissionais partindo do princípio que elas vão me ajudar e não me atrapalhar. Faço meus figurinos com a "outra" porque, novamente, me sinto segura, há respeito na relação (prazos, qualidade, atendimento), assim, o resultado é sempre positivo.
Faça você também suas escolhas de maneira coerente, seja organizada, respeite o outro lado (porque cliente também tem que ter medida), faça sua parte. Tudo tem um preço, mas procure fazer com que ele seja justo.
PS. Ainda não recebi a roupa, depois continuo a "novela"
Tuesday, March 22, 2011
Shakira!!!
Eu fui no show, como já era sabido, e AMEI! Me perdoem os fãs ardorosos de Madonna (a Diva), me incluindo, mas foi bem melhor que o da rainha.
No mesmo dia tocaram: Chimarrutis (não sei como escreve, nem sei quem são), Train (bandinha bem simpática - gostei), Ziggy Marley (segundo show que eu asssito - perfeito), Shakira (comentários depois) e Fat Boy Slim (vi pouco, conheço e amo).
Primeiro sobre a organização que foi um primor. Era um festival, tinha público para todos e, na maior cumplicidade, todo mundo curtiu numa boa.
O trânsito estava tranquilo, a entrada foi um sossego e os banheiros tinham fila, mas tudo muito rápido, só passou aperto quem quis.
Todos os shows aconteceram no horário previsto, sem atrasos. O da Shakira estava marcado para 20:40 horas e lá estava ela, pontual.
A entrada aconteceu no meio do público da pista premium. Caminhou tranquila, vestindo um casaco pink com capuz (chovia para burro).
Subiu, cantou e arrasou! Dançou, tocau guitarra, gaita. Emocionou. O show foi curto e direito, do tipo "estoy aqui" e pronto.
Daí porque gostei mais do que o da Diva Madonna. Shakira faz um show-show, no sentido da palavara, enquanto Madonaa faz basicamente um musical. Vejam, eu amo a Madonna, sei todas as músicas, conheço os hsows, as performances e tudo o mais, mas esse último que aconteceu no Brasil me cansou, cheguei a ficar entediada.
Shakira não precisou de um "tema" para o show, não troca de roupa milhares de vezes, faz a dança do ventre honesta, sem pretensões. Não tem mil pessoas no palco, é ela e a banda, com exceção de duas bailarinas que entram em alguns momentos, em especial no final.
Enfim, um show memorável, divertido, para sempre.
PS: Obrigada pela companhia: Adri, Alê, Alê, Andrea, Camila, Dani, Drika, Inara, Ju, Lu, Lucy, Mila, Paty, Patty, Rinara, Rita, Silvana. Sem vocês não teria sido.
Friday, March 18, 2011
Você é o que você come
Bailarina, o que anda comendo?
Pois é. Não é dificil chegar em minhas aulas alguem que quer dançar para emagrecer, perder barriga, etc...
Ajuda? Ajuda, e muito. Mas não basta.
E eu não estou falando em dietas milagrosas do tipo: dieta da lua, dieta de Los Angeles, dieta da sopa, dieta da luz, ....
Estou falando em comer direito.
Sei que existem momentos que é impossível se alimentar direito, ficar longe do chocolate ou mesmo do choppinho, mas quase 90% das vezes é assim que eu faço:
Vamos começar pela manhã. Toma café, faz desejum? Não? Então é melhor começar a fazer. Tome seu suco, café com leite, chá, coma carboidratos (pão, torradas), coma frutas (banana, maçã, mamão).
No almoço procure fazer um mix de proteínas, carboidratos e fibras, sempre de maneira equilibrada e sem exageros.
Deu um intervalo, faça um "lanchinho" com frutas, sucos ou barrinhas de cereais.
No jantar, coma coisas leves, abusando das fibras.
O mais importante é não pular as refeições, manter um horário regrado e, se possível, ficar longe das gorduras e açucares.
Além de tudo isso, ingerir líquidos (água principalmente) ajuda a manter a flora em ordem. Isso vale também para durante a atividade física.
Quer saber mais? Aqui tem detalhes:
http://www.dicasdedanca.com.br/a-saude-do-bailarino-dieta-saudavel-para-bailarinas.html
Claro que eu não sou especilista em nutrição, mas posso garantir que seguindo esse "método" o corpo e a mente ficam mais felizes e saudáveis.
Monday, March 14, 2011
Isadora Duncan
"Meu corpo é o templo da minha arte. Eu exponho-o como altar para o adoração da beleza." - [Isadora Duncan]
Quem foi essa mulher?
Isadora é considerada a pioneira da Dança Moderna fazendo da improvisação e da espontaneidade as principais características de sua dança. Norte-americana, nascida em São Francisco, morou em Chicago e Nova York, não despertando muito entusiasmo.
Após rejeitar as técnicas do Ballet Clássico, criou um estilo próprio de dançar, com túnicas esvoaçantes e pés descalços como sua marca. Inspirava-se também nas forças da natureza, como o vento, plantas, etc.
Sua trajetória artísitica teve sucesso na Europa, onde realizou várias turnês
Depois de muitas tragédias em família, como a perda dos filhos e suicídio de um de seus maridos, mudou-se para Nice, na França, onde viveu até sua trágica morte, sem fortuna e esquecida, enforcada pela própria echarpe que se enrolou nas rodas do automóvel que dirigia, em 14 de setembro de 1927.
Sua sensibilidade, intuição e leveza durante as apresentações, além de seu grande amor pela arte são sem dúvida algo a se seguir. Ela foi e ainda é, ícone para os amantes da dança e grande precurssora de movimentos de liberdade para as mulheres. Sem dúvida, uma mulher a frente de seu tempo. Assistam:
"Meu corpo é o templo da minha arte. Eu exponho-o como altar para o adoração da beleza." - [Isadora Duncan]
Quem foi essa mulher?
Isadora é considerada a pioneira da Dança Moderna fazendo da improvisação e da espontaneidade as principais características de sua dança. Norte-americana, nascida em São Francisco, morou em Chicago e Nova York, não despertando muito entusiasmo.
Após rejeitar as técnicas do Ballet Clássico, criou um estilo próprio de dançar, com túnicas esvoaçantes e pés descalços como sua marca. Inspirava-se também nas forças da natureza, como o vento, plantas, etc.
Sua trajetória artísitica teve sucesso na Europa, onde realizou várias turnês
Depois de muitas tragédias em família, como a perda dos filhos e suicídio de um de seus maridos, mudou-se para Nice, na França, onde viveu até sua trágica morte, sem fortuna e esquecida, enforcada pela própria echarpe que se enrolou nas rodas do automóvel que dirigia, em 14 de setembro de 1927.
Sua sensibilidade, intuição e leveza durante as apresentações, além de seu grande amor pela arte são sem dúvida algo a se seguir. Ela foi e ainda é, ícone para os amantes da dança e grande precurssora de movimentos de liberdade para as mulheres. Sem dúvida, uma mulher a frente de seu tempo. Assistam:
Saturday, March 12, 2011
Eu sou duas ou três em uma.
Primeiro me tornei mulher, no sentido amplo da palavra. No sentido de ser gente.
Estudei, namorei, trabalhei, ganhei dinheiro (oba!), aprontei......
Depois me tornei bailarina.
Uma foi consequência da outra, com certeza.
Só procurei a dança quando estava madura suficiente para entender como aquilo funcionaria no meu corpo, na minha vida, na minha mente.
Funcionou!
Mas concordo, demorei muito para amadurecer. Que lerdeza.
Depois de tudo isso, virei mãe. Que delícia é ser mãe. O mundo muda, as pessoas mudam, você muda. Vê cores onde antes era preto e branco, ouve sons no que antes era silêncio. Amor!
Agora, sou tudo isso. Junto, misturado, mas uma de cada vez. Ora sou mulher, ora bailarina e toda hora mãe.
Difícil, mas não impossível. Cansa, mas compensa.
Hoje faço só o que gosto, com prazer, sem neuras. Tudo é escolha, por isso, não desanime ou perca tempo com bobagens, senão acabará escolhida (o).
![]() |
Do site: http://www.e-familyblog.com/blog.php?note=15741&user=fabulousbaby |
Wednesday, March 09, 2011
Cabeloooooo
Eu tenho muito cabelo. Muito cabelo mesmo.
Agora imagna todo esse cabelo durante a dança??
O que você acha que acontece?
Claro, ele cria vida, se transforma, cola no meu corpo, não segura a escova, etc....
Isso é um desespero. O negócio é: ou faço uma escova bem feita no dia (caso seja para uma única música), ou aço uma escova bem eita dias antes (para shows maiores), ou ainda, quebro a banca e faço logo uma progressiva (fica bem bom).
Ainda assim, além de ter muito cabelo, suo horrores. Ou seja, que esova aguenta?
Para minha sorte e economia, andei experimentando alguns truques: rabo de cavalo e franja presa.
O rabo de cavalo segurou bem, mas tenho que prendê-lo com vários elásticos fortes senão bau bau. Outro detalhe: tem que ser alto, não dá para dançar com rabo de cavalo feito na nuca. Dá na mesma.
Fica legal se colocar um aranjo/fivela junto, do tipo flor, coração, presiilhas de strass, etc...desde que não desmonte, é claro.
Olha que legal quando o próprio cabelo faz o acabamento:
O lance com a franja é bem moderno. eu não tenho franja, mas tenho um cabelo repicado na frente (leia-se mais curto que o resto), então ele é franja para mim.
É só pegar uma partezinha desse cabelo e puxar por cima da cabeça, prendendo com grampo, fivela, presilha pequena, etc...
Assim:
Lembrando que tanto para um como para o outro, eu acho que o cabelo tem que estar escovado, a não ser que seu cabelo seja bem grosso e volumoso, tipo Taís Araujo, dai relaxa.
Prender o cabelo serve para tão somente aliviar a tensão com o suor e não nos preocuparmos se o cabelo está assim ou assado.
Thursday, March 03, 2011
Mãos e Pés
Quem acha que bailarina é só cabelo, roupa e corpo se engana.
Quem em conhece sabe que sou louca por esmaltes de todas as cores e tons, em especial os bem coloridos. Por isso, eu reparo sempre nas mãos e pés das pessoas, inclusive das bailarinas.
E olha que eu passei boa parte de minha vida comendo unhas....
Eu acredito na unha como acessório para a bailarina, assim como o cabelo. O cuidado deve ser o mesmo, senão mais.
Achei super legal a matéria do blog Esmaltes que Amo:
http://www.esmaltesqueamo.com/2010/09/cuidados-com-as-suas-belezuras.html
Dá uma ollhada lá e aproveite as dicas para uma geral antes do carnaval.
Quem acha que bailarina é só cabelo, roupa e corpo se engana.
Quem em conhece sabe que sou louca por esmaltes de todas as cores e tons, em especial os bem coloridos. Por isso, eu reparo sempre nas mãos e pés das pessoas, inclusive das bailarinas.
E olha que eu passei boa parte de minha vida comendo unhas....
Eu acredito na unha como acessório para a bailarina, assim como o cabelo. O cuidado deve ser o mesmo, senão mais.
Achei super legal a matéria do blog Esmaltes que Amo:
http://www.esmaltesqueamo.com/2010/09/cuidados-com-as-suas-belezuras.html
Dá uma ollhada lá e aproveite as dicas para uma geral antes do carnaval.
Monday, February 28, 2011
Ai que lindo!
Balada das Dez Bailarinas do Cassino
"Dez bailarinas deslizam
por um chão de espelho.
Têm corpos egípcios com placas douradas,
pálpebras azuis e dedos vermelhos.
Levantam véus brancos, de ingênuos aromas,
e dobram amarelos joelhos.
Andam as dez bailarinas
sem voz, em redor das mesas.
Há mãos sobre facas, dentes sobre flores
e com os charutos toldam as luzes acesas.
Entre a música e a dança escorre
uma sedosa escada de vileza.
como gafanhotos perdidos.
Avançam, recuam, na sala compacta,
empurrando olhares e arranhando o ruído.
Tão nuas se sentem que já vão cobertas
de imaginários, chorosos vestidos.
As dez bailarinas escondem
nos cílios verdes as pupilas.
Em seus quadris fosforescentes,
passa uma faixa de morte tranqüila.
Como quem leva para a terra um filho morto,
levam seu próprio corpo, que baila e cintila.
Os homens gordos olham com um tédio enorme
as dez bailarinas tão frias.
Pobres serpentes sem luxúria,
que são crianças, durante o dia.
Dez anjos anêmicos, de axilas profundas,
embalsamados de melancolia.
Vão perpassando como dez múmias,
as bailarinas fatigadas.
Ramo de nardos inclinando flores
azuis, brancas, verdes, douradas.
Dez mães chorariam, se vissem
as bailarinas de mãos dadas."
Cecília Meireles
Friday, February 25, 2011
"Nada se cria, tudo se copia"
É a mais pura verdade, infelizmente.
Isso serve também para o mundo da dança.
Fico pasma de ver como as cópias são feitas de forma descarada.
As pessoas são incapazes de mudar o nome, a cor, a fonte, nada....Você lê ali o que acabou de ver acolá.
Quando me propus a fazer o blog pensei: mas vou escrever o que? qual o conteúdo? qual o público?
Me encontrei com um dilema, pois não queria escrever sobre coisas que todo mundo já escreveu ou "copiou e colou" de algum lugar. Ninguem quer mais saber.
Por isso que fica difícil. Você precisa de tempo, de pesquisa, de contatos, precisa ler muito, precisa ter conteúdo, senão, você vai ver aqui o que já viu ali.
Mas isso não ocorre só nas publicações na rede ou no marketing em geral.
Quantas vezes você não viu propaganda de um curso "super novo" que você tem certeza já ter feito há um tempo atrás?
Ou uma coreografia, cujos passos e música são idênticos àqueles que sua amiga dançou na festa da academia ano passado? Detalhe: você está vendo no youtube e não é sua amiga, nem a academia onde ela frequenta.
Que horror! Que falta de tudo: ética, carinho, capricho, vergonha na cara!
Mas veja, não há nada de errado em copiar, desde que você diga que está copiando, mostre a fonte e faça disso uma homenagem ao autor.
Porque o que é belo sempre deve ser copiado.
É a mais pura verdade, infelizmente.
Isso serve também para o mundo da dança.
Fico pasma de ver como as cópias são feitas de forma descarada.
As pessoas são incapazes de mudar o nome, a cor, a fonte, nada....Você lê ali o que acabou de ver acolá.
Quando me propus a fazer o blog pensei: mas vou escrever o que? qual o conteúdo? qual o público?
Me encontrei com um dilema, pois não queria escrever sobre coisas que todo mundo já escreveu ou "copiou e colou" de algum lugar. Ninguem quer mais saber.
Por isso que fica difícil. Você precisa de tempo, de pesquisa, de contatos, precisa ler muito, precisa ter conteúdo, senão, você vai ver aqui o que já viu ali.
Mas isso não ocorre só nas publicações na rede ou no marketing em geral.
Quantas vezes você não viu propaganda de um curso "super novo" que você tem certeza já ter feito há um tempo atrás?
Ou uma coreografia, cujos passos e música são idênticos àqueles que sua amiga dançou na festa da academia ano passado? Detalhe: você está vendo no youtube e não é sua amiga, nem a academia onde ela frequenta.
Que horror! Que falta de tudo: ética, carinho, capricho, vergonha na cara!
Mas veja, não há nada de errado em copiar, desde que você diga que está copiando, mostre a fonte e faça disso uma homenagem ao autor.
Porque o que é belo sempre deve ser copiado.
Thursday, February 24, 2011
Ah não!!!
Dias atrás estávamos eu e minha amiga Paula (professora de DOC) filosofando sobre os rumos da dança do ventre, sobre como as pessoas inventam moda e esquecem a que vieram, etc....
Eis que, ainda com o assunto tinindo na cabeça, Paula encaminha um vídeo que reflete, mesmo que de maneira radical, a síntese de nossa conversa, a que ponto chega o ser humano.
Vejam, mas com cuidado:
E aí? Estão vivos? Respirando?
Choraram?
Pois é.
É o que eu falo: não fique inventando moda, porque uma hora você pode se estrepar.
Eu acho super bacana todos os tipos de fusão, mas realmente essa chegou ao limite.
Quer fazer fusão, faça, mas respeite a personalidade de cada modalidade, não misture as bolas, seja honesto, decente e principalmente não menospreze a inteligência de quem está assistindo.
Paulinha, obrigada pelo vídeo.
Tuesday, February 22, 2011
Inspirem-se!
Um só para babar e o outro para tentar fazer:
Repararam como as sombrancelhas são super limpas? Amei!
Sunday, February 20, 2011
Wednesday, February 16, 2011
Inovador, surpreendente!
Dançar definitivamente não tem a ver somente com técnica. A beleza da arte está nos sentidos, na busca pelo profundo, no conhecimento interior.
Vejam a simplicidade do rapaz que mesmo, acredito eu, com pouco acesso aos estudos da arte/dança, consegue interpretar de maneira magistral uma das mais belas e dramáticas cenas do ballet clássico.
Por favor, relevem os comentários provincianos da jurada....
Marcadores:
a morte do cisne,
cisne negro,
se ela dança eu danço
Tuesday, February 15, 2011
Qual é a música?
Dias atrás postei sobre quais roupas usar em shows e eventos, chegou a vez das músicas.
Primeiro de tudo: verifique se vai ser show com banda ou cd. Importantíssimo!
Já fui pega de surpresa algumas vezes quando cheguei no local e era banda, daí você tem que chegar no band leader e dizer qual música quer dançar.......................e para falar o nome? rs
Em outra ocasião era cd, mas não levei cd gravado em áudio normal, só mp3, advinha? Claro que não tinha onde tocar.
De qualquer maneira, é sempre bom ter à mão várias músicas que sejam boas para show e gravadas em cds com extensões diferentes.
Para escolher:
Casamento: música clássica, moderna e folclórica (pode ser dabke ou saide);
Aniversário adulto: música moderna (fusão com tecno cai bem) e folclórica (dabke ou saide);
Aniversário infantil: música moderna (alegrinha) e folclore( khalige ou saide);
Chá de bebê: clássica e folclórica (khalige);
Cha de cozinha: clássica, moderna e folclórica (khalige);
Evento coorporativo: moderna e folclórica (saide e dabke)
Essas são sugestões de quem já passou por uns apuros...rs
Lógico que música envolve gosto pessoal, mas não acredito que o pessoal da empresa que festeja o final de ano queira ver bailarinas gastando técnicas em música clássica.
Junto das músicas, o uso dos isntrumentos valoriza muito o espetáculo, tornando-o mais divertido e bonito. Abuse das espadas, véus e snujs. Vai ser um sucesso!
Sunday, February 13, 2011
Por quê?
Para quem você dança?
Já se perguntou isso?
Eu já respondi diversas vezes PORQUE eu danço, mas para quem.....
Se é para o público, para meu amor, meu filho, minha mãe e meu pai, meus amigos, minhas alunas.
Eu danço para todos eles sim, mas danço para mim e mais, por mim.
Não gosto de me ver dançar, mas gosto de me sentir dançando.
Gosto de dança e sentir cada movimento: os tremidos, os shimmies, os deslocamentos.
Sentir a brisa que o véu faz quando está em movimento.
Sentir o toque da espada em meu ventre.
O poder do bastão quando bate no chão.
Os giros de cabeça quando danço khalige.
Do suor do meu corpo (que não é pouco) e do êxtase final.
Danço, enfim, muito mais para mim do que para os outros, para ter todas essas sensações que só a dança me dá. Puro prazer, pura endorfina.
E você?
Já se perguntou isso?
Eu já respondi diversas vezes PORQUE eu danço, mas para quem.....
Se é para o público, para meu amor, meu filho, minha mãe e meu pai, meus amigos, minhas alunas.
Eu danço para todos eles sim, mas danço para mim e mais, por mim.
Não gosto de me ver dançar, mas gosto de me sentir dançando.
Gosto de dança e sentir cada movimento: os tremidos, os shimmies, os deslocamentos.
Sentir a brisa que o véu faz quando está em movimento.
Sentir o toque da espada em meu ventre.
O poder do bastão quando bate no chão.
Os giros de cabeça quando danço khalige.
Do suor do meu corpo (que não é pouco) e do êxtase final.
Danço, enfim, muito mais para mim do que para os outros, para ter todas essas sensações que só a dança me dá. Puro prazer, pura endorfina.
E você?
Friday, February 11, 2011
Dança Ativa
Agora, no Espaço Nar temos "Dança Ativa"!
Um aula super dinâmica e criativa que consiste em escolher uma música bem divertida e agitada, entre elas sucessos de Shakira, Madonna e Lady Gaga, por exemplo, e preparar uma coreografia super agitada com passos de dança (Dança do Ventre, Jazz, Folclore, Salsa, etc...) e movimentos de ginástica aeróbica.
É a combinação perfeita: exercícios aeróbicos e de fortalecimento através de coreografias de danças diversas.
Em breve teremos vídeo das aulas, aguardem!
Agende uma aula gratuita!
Espaço Nar: http://www.nar.com.br/
Terça-feira: das 20:30 às 21:30 horas
Sábado: 11:30 às 12:30 horas
Um aula super dinâmica e criativa que consiste em escolher uma música bem divertida e agitada, entre elas sucessos de Shakira, Madonna e Lady Gaga, por exemplo, e preparar uma coreografia super agitada com passos de dança (Dança do Ventre, Jazz, Folclore, Salsa, etc...) e movimentos de ginástica aeróbica.
É a combinação perfeita: exercícios aeróbicos e de fortalecimento através de coreografias de danças diversas.
Em breve teremos vídeo das aulas, aguardem!
Agende uma aula gratuita!
Espaço Nar: http://www.nar.com.br/
Terça-feira: das 20:30 às 21:30 horas
Sábado: 11:30 às 12:30 horas
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espaço nar,
ginástica
Thursday, February 10, 2011
Etiqueta para aula de dança do ventre
Passando pelo blog Ballet Adulto (http://ballet-adulto.blogspot.com/) achei um artigo super interessante sobre etiqueta na aula de ballet. daí pensei: por que não escrever sobre etiqueta na aula de dança do ventre?
Sim, porque somos vistas como as "bagaceiras" das academias de dança. Mas não é bem assim.
Vamos lá:
1 - pontualidade: chegue sempre no horário, não faça sua professora e colegas de turma esperarem você. ou ainda, não entre atrasada na sala como se nada estivesse acontecendo. Atrasou, tudo bem, mas não abuse.
2 - roupa de aula: para dança do ventre o "uniforme" é bem mais despojado que o de Ballet, mas nem por isso devemos praticar a aula de calça jeans ou similares, como já vi. Não tem aquele macacão de aula ou calças com aberturas laterais? Leve uma roupa confortável, do tipo ginástica.
3 - respeito à colega e à professora: é horrível quando no meio da aula (aquela preparada com muito estudo e carinho) grupinhos com falatórios começam a se formar. Isso é a mais absoluta falta de respeito não só com a professora, mas com outras colegas também. Durante a aula sempre existem momentos de descontração (a professora mesmo vai indicar a hora certa) quando todo mundo pode falar, rir, contar alguma novidade, etc...
4 - hierarquia: quem está à frente da sala, escolhe as músicas, dita o repertório da aula e fala quando acabou é a professora. Existe hierarquia dentro da sala e ela deve ser respeitada, caso contrário, se houver qualquer problema, a professora não terá como resolvê-lo;
5 - Faltas: evite faltar nas aulas, pois todo o trabalho é sequencial (na grande maioria das vezes) e se perder uma, duas, com certeza sairá prejudicada no final;
Só para ressaltar, esses são parâmetros resultantes de algum tempo de trabalho como professora. Alguns vão achar ditatorial, outros nem tanto.
Lembrando que podem ser aplicadas a qualquer aula, seja de dança, ginástica ou afins.
De qualquer forma, mantendo uma convivência agradável, com certeza todos sairão mais felizes e os resutados serão bem mais positivos.
Foto do site: http://www.howtobellydance.com/images/Belly_Dance_class.gif
PS.: Obrigada Ana pelo tópico
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