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Ju Sobral

Blog com informações, dicas e atualidades sobre a dança do ventre, Voltado para alunas, profissionais e curiosos

Tuesday, May 31, 2016

Por que a aula fica chata?

Oie!!


Sabe aquela preguiça de ir para a aula?
Notou que começa a dar desculpas das mais esfarrapadas para não ir?
"Está chovendo"
"Está muito calor"
"Está muito frio"
"Estou com cólica"
"Tenho reunião de trabalho"
"Vou acordar cedo amanhã"
"Peguei muito trânsito"
Está certo. Algumas vezes pode até ser verdade. Mas todas as vezes?
Observe se está utilizando essas saídas para fugir da aula. Faz quantas semanas que você não vai?

Dai você pensa: poxa, eu gostava tanto. Tinha tanta vontade de aprender. Perdi o tesão....

O que pode ter acontecido?
Vou te dar alguns possíveis motivos:
1 - A modalidade não era o que eu esperava - Tudo bem. Ninguém é obrigado a gostar de nada. Se você se dá melhor assistindo do que fazendo, tudo certo.
2 - Não estou gostando da turma. - Que tal chegar na Professora e dizer o que está acontecendo? Se não conseguir resolver na turma, talvez ela tenha outras opções de horários para você, né?
3 - A didática é maçante. Muito repetitiva. - Aqui vou me aprofundar um tiquinho:

De uns tempos para cá, as aulas de dança do ventre sofreram modificações até mesmo para acompanhar a dança, propriamente dita, que se modernizou e sofre influências de outros estilos (sim! admitamos!).

No entanto, noto que, enquanto nos primórdios, a aula era aquele copia e cola, aquele chega e vai dançando, onde as alunas iam vestidas com figurinos, etc., hoje, a aula virou algo extremamente técnico, frio, chato mesmo. É do 8 ao 80.

A técnica para o movimento é de suma importância para a realização do mesmo.
Mas existem maneiras de usar técnica sem ser mala.
Usar nomenclaturas complexas, nomes esquisitos e termos que nenhum leigo vai entender só distancia o professor do aluno.
Não há nada de errado em começar pelo lúdico (sabe Educação Infantil?) e ir aos poucos inserindo a aluno (o) nesse universo novo.
Agora, verdade seja dita: é preciso de treino e repetição para que o movimento saia bem feito. Não existe segredo.
Não quer que a (o) Professor (a) fique repetindo toda a aula, estude em casa mais vezes. Facilita.

Há momentos no estudo que as coisas ficam mais difíceis mesmo. Como qualquer estudo.
Seja porque você tem mais dificuldade, seja porque não goste mesmo.
Garanto: passa.

Outra coisa para você Professor (a): se a aluna (o) avançou, deixe-a (o) ir! Prender aluna (o) na turma vai desmotivá-la (o).

Beijo e até mais


for all the emotionally empty places that seem overwhelmingly social - Jenny Yu.:






Thursday, May 05, 2016

E o lencinho de quadril?

Oie!


Qual a primeira pergunta alunas(os) fazem ao começar a frequentar aula de dança do ventre?
Precisa usar lenço de quadril?
Eu respondo: não.
Mas por que usam?
Eu diria que o lencinho de quadril é um acessório que define, mais do que qualquer outro, o "uniforme" da aula de dança do ventre.
Quando uma pessoa coloca o "carão" na janela para ver o que está rolando e vê pessoas de macacão/legging e o lenço amarrado na cintura, logo solta: Ah, é aula de dança do ventre (mesmo que a música não seja).
Além disso, ele marca o nosso principal local de "trabalho" - o quadril.
Eu particularmente, uso o lenço sem moedas ou pingentes. Mas isso é gosto. Eu costumo usar lenços com tecidos mais leves e até mesmo algum véu que já esteja mais surrado.
Hoje, no mercado, você encontra lenços de tudo quanto é tipo: com moeda, de crochê, de seda, com miçangas, com fuxicos, etc...
E também uma variedade de marcas e fornecedores.
Outro ponto importante é que os lenços não são utilizados somente em sala de aula. Você vai vê-los também no estilo Baladi, por exemplo. Quer ver?


*Eu amo o trabalho da Marta Korzun! Quando tiver um tempinho vai fuçar.

Fica tranquila(o), com o tempo você vai querer ter uma coleção deles!

Beijo e até mais!

Ju







Monday, May 02, 2016

Pensamento do Mês

"Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores."
Khalil Gibran *



*Gibran Kahlil Gibran (1883 - 1931) foi um célebre escritor libanês que fez carreira nos EUA, escrevendo diversos livros em árabe e em inglês. Também se dedicou ao mundo das artes, expondo suas obras em Boston, NY e Paris.

Friday, April 29, 2016

Por que fazer aula experimental?



Olá!


Sabe por que você agenda uma aula experimental?

1. Para conhecer a professora e o trabalho dela;
2. Para conhecer o espaço/escola;
3. Para conhecer a modalidade;
4. Para saber se consegue acompanhar a turma.

Não a toa, a grande maioria das escolas e professoras oferecem essa oportunidade a você.

E cabe, não somente para quem é iniciante, mas também para quem está em níveis mais avançados.

Sabemos que cada escola e professora se utiliza de determinado método para ensinar e isso vai fazer diferença logo no primeiro contato - Dica para professoras (es): Tenha um método didático!

Outro ponto é o próprio espaço físico. Você precisa conhecer o lugar e sua localização. Ele precisa ser agradável aos seus olhos. Tem que ser confortável para você. Dica para locais: Limpeza, organização e recepção fazem toda a diferença!

Se você nunca praticou, mas tem vontade e ama ver bailarinas dançando, isso não significa que quando fizer aula vai ser como esperava. Às vezes, você experimenta e acredita que é melhor espectador (a) do que dançarina. Dica para você: Você pode fazer aula como hobby ou como atividade física. Não é obrigatório se apresentar.

Quando a turma já iniciou, você precisa se inserir no que já está acontecendo, a adaptação é muito mais sua que do restante e a empatia inicial vai contar nesse momento. Dica para professoras (es): Acolha o (a) novo (a) com carinho e gentileza. Todo mundo quer se sentir bem vindo. Faça com ele (a) o que gostaria que fizessem com você e oriente o restante da turma. Dê o exemplo.

E você, já agendou sua aula experimental hoje?

Como foi sua experiência?

No jardim sem cores com o tempo dará flores
Se plantei chorando sorrindo eu vou voltar
-Marcela Taís
Tempo de viver o novo de Deus!

Beijo

Ju


Thursday, March 10, 2016

A pergunta que não quer calar

Para você, é pior:

a) Dançar sem cachê

b) Dançar com cachê baixo

c) Não ter onde dançar


Fiquem a vontade, inclusive para dar outras alternativas.
Mas vamos partir do princípio que sejam somente essas. Aliás, são as mais corriqueiras, não??

Me ajuda ai!


ponto de interrogação - Pesquisa Google:


Beijo

Ju


Thursday, February 18, 2016

Pensamento do Mês

"Ignore, supere, esqueça. Mas jamais pense em desistir de você por causa de alguém." 
Clarice Lispector

DIY Decoração: Posters para imprimir:


*Clarice Lispector: foi uma premiada escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira — e declarava, quanto à sua brasilidade, ser pernambucana —, autora de romancescontos e ensaios sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, sendo considerada uma de suas principais características a epifaniade personagens comuns em momentos do cotidiano.

Thursday, February 11, 2016

Improviso Consciente



Olás!!

Sim, eu sei que todo mundo já falou sobre esse assunto, mas achei que devia escrever  e colocar minha opinião sobre o tema.
Improvisar é causa de tremedeiras, taquicardias, nervosismo e bloqueios de toda ordem em alunas (em profissionais também!).


IMPROVISAR:
fazer, arranjar de repente, sem preparação, organizar às pressas.

É o significado do verbo literalmente.
Podemos, adaptando para o universo da Dança, retirar o termo "sem preparação" e usar o restante, sem problema algum.

Não vou falar para você: ah, se joga! coloca a música e vai! NÃO!!!
A preparação é essencial para que o improviso aconteça.
Vamos então separar parte a parte:

1. COM preparação: Durante as aulas regulares o aprendizado se concentra muito mais na parte técnica do movimento. A cada aula você aprende um passo e como executá-lo. A repetição é importantíssima na medida que somente ela levará à execução perfeita do mesmo. À medida que você o faz ele vai ficando mais "orgânico", começa a sair sem que você "pense" para fazer.

2. Arranjar de repente: A Professora/Professor passou a parte técnica e solta um: AGORA VOCÊS. - pânico geral. Aproveite! Agora é a hora. Tem alguém que você confia olhando. Não tenha vergonha. Ser surpreendido nos faz agir mais rápido.

3. Organizar às pressas: Depois da surpresa, você precisa então, rapidamente, colocar a cabeça e o corpo para funcionar (ao mesmo tempo) e realizar o exercício. Mas não esqueça de respirar. Lembre do número 1.

4. Fazer: pronto. Você nem vai acreditar, mas estará dançando (sem estar coreografada/o). 

Veja, o improviso deve sim ser trabalhado desde o início, desde o Básico, desde sempre. O improviso aqui não deve ser tratado como algo complexo. É algo trabalhado, passo a passo. Dançar uma música inteira com apenas um conjunto simples e pequeno de passos sem que seja coreografia é sim improviso.

Outras dicas:

- Ouça muita música árabe!
- Exercite em casa também!
- Faça aulas extras!
- Sempre que for convidada/o: DANCE!

Bons estudos!

- inspiration for SexyMuse.com - ... wow... the movement...!!!:

Thursday, February 04, 2016

Vamos Trabalhar!!



Chegou 2016!
Pensando no ano passado, refleti muito sobre quais estratégias usar esse ano em termos de trabalho.
Não, o ano passado foi difícil.
Sim, esse ano não será fácil.
Mas não vou entrar aqui em detalhes financeiros, econômicos e tampouco políticos.
2016 é um ano para o trabalho. De verdade. Suado. Batalhado.
É para arregaçar as mangas e sair na luta.
É para fazer diferente. Para oferecer novidade.

Então:
Vamos estudar mais para oferecer mais e melhor!
A não ser que você queira ser engolida (o) pelo mercado que vem comendo pelas suas beiradas.
Eu continuo estudando. Sempre.
Faço pesquisas diárias de material, de sons, de novidades e de mercado. Sempre é bom saber o que está acontecendo a sua volta....

Você organizou seu ano?
Sabe onde quer chegar?
O que vai oferecer?
Compartilha comigo!!!


Muito sucesso em 2016!!!!

Beijo e até a próxima


desenhos animados - Pesquisa Google:

Thursday, January 28, 2016

Pensamento do Mês

"Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer"
Steve Jobs*


máquina de datilografia antiga desenho - Google Search:



* Steve Paul Jobs foi um empresário, magnata americano no setor da informática. Co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple, revolucionou as indústrias de: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefonia móvel, publicações digitais e tablets. Além de sua ligação com a Apple, foi diretor executivo da Pixar e acionista individual máximo da Walt Disney.

Thursday, December 03, 2015

Pensamento do Mês

"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida."
Confúcio*


*Confúcio (551 a.C.-479 a.C.) foi um filósofo chinês, criador do confucionismo, um conjunto de ensinamentos sobre moral e ideologia política que veio a triunfar na China por volta do século II a.C.






Thursday, November 26, 2015

Sobre certezas

Muitas vezes achamos que quando TODO MUNDO está num lugar ou numa situação ou tem um status bacana, desejamos estar, ser ou ter aquilo para nós.
Ocorre que, nem sempre funciona assim.
Você já se perguntou se quer mesmo aquilo?
Se deseja realmente estar naquele lugar?
Se quem está/tem/possui é de verdade feliz?
Essa realidade inventada por aquele que almeja o do outro é muito prejudicial.
Olhar o do outro e achar que ele está sempre melhor que nós é uma utopia.
O que o outro mostra, nem sempre pode ser o que realmente é.
Tente conversar com alguém que tenha ou esteja numa situação que você gostaria de ter ou ser. De preferência alguém que você tenha intimidade, porque senão pode ser que a pessoa não conte todas as verdades para você, dai voltamos para o começo.
Eu já quis muitas coisas porque muita gente as possuía. Tentei. Uma única vez. Cansei, de cara.
Não era para mim.
Não era o que eu queria. Era o que eu achava que os outros esperavam de mim.
Depois que me livrei dessa falsa meta, consegui enxergar muito além.
Conseguir ver oportunidades onde eu sequer tinha imaginado.
Foquei naquilo que definitivamente era para mim. Sou feliz agora. Estou no caminho certo para mim, certeza!

Beijo, tchau.



Thursday, November 19, 2015

Começando a ser gente para se tornar alguém no mundo e logo gente que faz

Quando você começa é só um começo de gente.
Dai você encontra um grupo de começos de gentes e se insere nele.
Juntos, esses começos de gente vão crescendo e descobrindo novas coisas, aprendendo e se realizando.
Alguns ficam começo de gente para sempre (as vezes por escolha mesmo), outros vão se tornando alguém no mundo.
Quando nos tornamos alguém no mundo, começamos a juntar começos de gente e vamos formando novos grupos, a fim de que possamos compartilhar nossa caminhada até aqui.
Sendo alguém no mundo, você acaba encontrando outros alguens no mundo.
Muitas vezes, gente que é alguém no mundo se junta e forma outros grupos (só de quem é alguém no mundo) a fim de juntar os grupos de começos de gente.
Dai junta tudo: grupos de começos de gente organizados por alguém no mundo.
Sempre tem alguém que se destaca dentro desse grupo. Essa pessoa é a gente que faz.
Gente que faz realiza coisas novas, influencia as pessoas, forma opiniões, lidera grupos enormes de gente (que é alguém no mundo e em consequência começos de gente).

Agora volta tudo: de onde veio o gente que faz?
Ah tá, ele era um começo de gente, que virou alguém no mundo e se tornou então gente que faz. Parabéns para essa pessoa, que passou por todas as etapas com louvor. Que não esqueceu as origens, que se orgulha em poder criar novas pessoas, abrir portas e dividir sabedoria. É um líder nato!

Pena daquela gente que faz  que acha que fez e faz tudo sozinho, que não precisa de ninguém e que está acima do bem e do mal. Que acredita que para chegar onde está todo mundo precisa sofrer e galgar sozinho os caminhos da glória. Para você gente que faz (medíocre), meus sinceros sentimentos.


Beijo e tchau



Thursday, November 12, 2015

Era uma vez um Pé

Era uma vez um pé.
Ele nasceu fofinho, parecendo uma bisnaguinha.
Dai ele cresceu e começou a se vestir, pois não podia sair pelado na rua.
Na verdade, ele só ficava pelado mesmo na hora do banho e para ir na praia ou piscina.
Um vez, o pé resolveu que queria dançar.
Na primeira aula colocou uma sapatilha. Se sentiu apertadinho.
Tempos depois, resolveu colocar salto. Nossa, no final do dia estava latejando, apareceram calor, bolhas e afins.
Então, ele encontrou um lugar onde era permitido dançar "peladinho"!!! Dai foi a Glória!
Ele nunca mais quis parar de dançar peladinho. Era na aula, era no show, lá estava ele: livre.
De vez em quando ele precisa se "vestir" - de sapato, sapatilha ou salto, mas só de pensar na liberdade de poder escolher sua roupa, ah, ele fica todo animadinho.

Fim.


Thursday, November 05, 2015

Pensamento do Mês

"Não levante a voz, melhore seus argumentos" 
Desmond Tutu *



* Desmond Mpilo Tutu (Klerksdorp7 de outubro de 1931) é um arcebispo da Igreja Anglicana consagrado com o Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o Apartheid em seu país natal. Desmond é o primeiro negro a ocupar o cargo de Arcebispo da Cidade do Cabo, tendo sido também o Primaz da Igreja Anglicana da África Austral entre 1986 e 1996.

Thursday, October 29, 2015

Estica e Puxa

Olás!

Olás especial para você que é puxa-saco, baba-ovo, bajulador/a, adulador/a.

Deus está vendo!

Pare de rasgar seda com o único e pouco louvável objetivo de conseguir algo para seu próprio benefício.

Salvo se você não estiver percebendo seus atos, vou te dizer: Para que tá feio!

Há diferença entre fazer porque é fofona, porque é educada ao extremo, blá, blá, blá (eu não suporto gente fofa demais - me parece falso) e fazer com intuitos escusos.

Eu sou uma pessoa pró-ativa, disponível, prestativa e educada, mas faço até onde acho que cabe no meu limite.

Por exemplo: a professora pergunta se você pode auxiliar na aula e participe dos ensaios. Você que não está morta diz: claro, só preciso ver minha agenda e minha disponibilidade. No que eu puder ajudar estarei presente. A professora agradece e vê em você uma parceira.
Agora, você que é puxa-saco responde: MAS É CLARO QUE SIIIIIIM! VOU COM O MAIOR PRAZER! SE QUISER EU MONTO A COREOGRAFIA, FAÇO CHAMADA, SIRVO CAFÉ, NÃO DURMO E ME FAÇO DE CAPACHO! - isso tudo assim mesmo, gritando, em êxtase. A professora agradece e vê em você uma otária.

Ora, deixa de ser ridícula....
Se respeite.
Para que tá feio (de novo).

Lembre-se que quando fazemos as coisas de maneira racional o resultado se mantém por muito mais tempo. Projetos que só levam a emoção em consideração, duram o famoso que seja eterno enquanto dure....


Beijo e tchau








Thursday, October 22, 2015

Convite!

Olá, tudo bem?


Nessa sexta, dia 23/10. a partir das 20:30 horas vamos comemorar 5 anos de carreira + aniversário do brilhante Lukas Oliver!
Eu e Carol Koga, minha parceira e amiga linda, faremos uma performance super especial e divertida sob direção de niguem menos que o anfitrião da noite!
Vai ter dança, vai ter quitutes, vai ter balada!
Imperdível!
Convites R$ 35,00 (antecipados em Shangrila House).
Te esperamos!




Beijo e xau

Ju


Thursday, October 15, 2015

Panelinhas

Olá, tudo bem?



Você faz parte de alguma panela?
Você tem panelas?
Elas são necessárias?

Para todas as perguntas acima eu respondo sim.

Eu faço parte de panela. De várias aliás.
Tem a panela dos amigos (que não são de dança), tem a panela dos amigos (da dança), tem a panela do trabalho.
Existem vários modelos:
De pressão - considero a do trabalho: sempre em ebulição e pressão, como o próprio nome diz. É aqui que encontro aqueles que conseguem me ajudar a resolver os pepinos de trabalho. Na pressão o cozimento é mais rápido.
Caçarola - com os amigos da dança: aqui tenho pessoas que posso contar para dividir idéias, compartilhar projetos e estudos. Ela é redonda e grande, o cozimento é mais lento que a de pressão, mas existem "alimentos" que precisam ser curtidos antes de serem degustados, né?
Caldeirão - com os amigos de longa data: é uma panela grande que serve para cozimentos longos, assim como a caçarola, só que mais demorado. Estão aqui aqueles que estão comigo desde sempre, que me conhecem antes de qualquer profissão ou atividade. os "alimentos" ficam juntos curtindo o preparo por muito tempo, sem problema algum.
Notem que todas são grandes, assim, sempre que precisar, posso ir acrescentando mais. 
Ainda há a opção de se pertencer a mais de uma panela, por que não?
Não há problema algum de ter ou ser panela....Todo mundo precisa ter onde correr, com quem dividir, para quem perguntar e é mais fácil quando temos gente que se concorda sem concorrência, certo?
Afinal, o que seria do feijão sem a cebola ou o louro? Do macarrão sem queijo? Da salada sem azeite e sal?
Lembre-se só de um detalhe importante: use sempre alimentos de boa qualidade, de preferência orgânicos, para ter sua panelinha sempre saudável.

Beijo e tchau





Thursday, October 08, 2015

Tsc Tsc Tsc



Deixa eu contar uma coisa para vocês: Não pode furar o olho no trabalho também, sabia?

A expressão fura-olho é usada quando o/a amigo/a cobiça o/a namorado/a, parceiro/a, marido/a, etc...do amigo.

Vou usá-la aqui para identificar aquela/e que, sem noção nenhuma de ética, moral e educação, tenta (graças a Deus) sem sucesso - no meu caso - tomar para si o trabalho de outrem.

Ocorre que as vezes esse "ser"consegue.

Nossa profissão é um rala diário, sem horário, que estressa (é verdade!), cansativa, que cobra, que te obriga, que te suga. 

Dai vem uma pessoa, depois que você teve todo o trabalho do mundo para conseguir um "trampo", "atravessa" você e, se fazendo de boba, quer para si todo o louro do negócio.

Está certo isso gente? NÃO!!

É assim ó:

1 - Alguem te chama para fazer um show num lugar "x" que você conseguiu: NÃO PODE DEIXAR CARTÃO DE CONTATO PARA A CASA. O CONTATO É DE QUEM TE CHAMOU.
2 - Alguem te "contrata" para dar aula substituta: NÃO É PARA DAR CARTÃO DA SUA ESCOLA NO ESPAÇO DA OUTRA. NÃO PODE FAZER ALICIAMENTO DE CLIENTES.

Vale dizer que, existem casos em que as partes combinam as trocas e parcerias. Mas se isso não está claro, significa dizer: NÃO FAÇA!
Mais ou menos isso, certo?


Beijo e tchau




Thursday, September 10, 2015

Eu as vezes não sei

Todo mundo tem momentos de crise. De querer desistir. De se fartar das coisas e das pessoas. De achar que escolheu caminhos errados. Que está nos lugares errados.
Eu também.
Minha cabeça parece mais uma montanha-russa.
Eu penso já realizando e depois já penso em outra coisa, as vezes em duas ou três ao mesmo tempo. E daí realizo tudo ao mesmo tempo.
Alguma coisa dá errada mesmo.
Geralmente, eu adoro começar. Tudo. Começo a malhar, começo a escrever, começo a ler, começo, começo...
Depois, tudo me deixa entediada. Dai eu paro.
Logo mais, começo tudo de novo.
Com a dança acontece a mesma coisa.
Eu comecei a dançar (mais precisamente Dança do Ventre) há 10 anos.
Que legal que foi o começo...
Fazia mil aulas, comprava roupa, fiz amigas, saia com elas, tinha um namorado novo, logo comecei a fazer show. Maior legal!!!!
Dai passaram os anos.
Continuei fazendo aula. Menos.
Comecei a dar aula. Mais.
Mudei de emprego.
Conheci pessoas que nem imaginava um dia conhecer.
E dai começaram as neuras.
Quanto mais tempo estou nessa profissão, mas sinto a concorrência nos meus calcanhares. Mais sinto pressão. Me cobro muito mais.
Vendo numa ótica negativa, tudo isso é um saco! Isso não estava no pacote! Ninguem me falou que ia ser essa paranoia toda!
Se eu dou uma aula média, me sinto a última das pessoas! Quando meu solo é médio, tenho vontade de desaparecer da face da Terra. Não durmo. Me remoo. Quero jogar tudo para o alto.
É a parte não-tesão da profissão. Como qualquer outra ora bolas!
É trabalho? Precisa acordar cedo. Precisa se programar, ter agenda. Precisa estar alerta as novidades.
Não é fácil...
Dai eu me lembro da parte tesão da profissão: é arte, é delicioso dançar, é muito gratificante ensinar, consigo fazer minha agenda, me sinto um luxo nos figurinos, amo a música e fiz amigos trabalhando com ela.
Precisa mais?

PS: Sim, eu já quis desistir várias vezes....


Monday, June 22, 2015

Escolhendo o figurino

Oi gente!

Nesse post falarei um pouco sobre a escolha dos figurinos, sob meu ponto de vista.

1 - Comecei a dançar agora:
No início, não temos muita referência mesmo. Você escolhe o figurino de acordo com seu bolso (muitas vezes não queremos investir num mais caro ou melhor por não ter certeza do tempo que ficaremos nesse universo) ou de acordo com o gosto de sua professora/professor (esse é aquele que fazemos para dançar em grupo).
Caso seja a primeira opção, cuidado: mesmo não querendo investir muito, se for comprar novo, atenção onde compra, qual o material usado, etc...
Figurino de dança do ventre também segue tendência de moda e tecnologia de tecidos.
Observe se o figurino combinada com seu corpo, seu tom de pele, cabelo, etc. Eu por exemplo não uso cinto com muitas franjas ou penduricalhos, pois encurta minhas pernas.
E mais importante: se ele é confortável. Lembre-se que você ainda está no começo e aprendendo. Não pode ficar incomodada com sua roupa.
Comprou, chegue em casa e dance com ele antes de se apresentar. Sempre!


2 - Vou começar a fazer show:
Nesse caso, se você será escalada sempre para dançar no local, precisará ter uns 3 ou 4 figurinos para começar. Procure variar as cores e estilos, entre saias justas/sereia ou clássicas/rodadas. Lembre de ter um figurino folclórico (capa de khaleege ou galabia, por exemplo).
Se você vai fazer um único show, é convidada ou vai solar em algum momento especial, prepare o figurino de acordo com a música, o ambiente que vai dançar (é palco? é festa privada?).
Aqui você já conhece mais seu estilo, conhece uma figurinista que entende melhor seu gosto, etc. Fica mais fácil de montar seu guarda-roupa (sim, temos um guarda-roupa de dança do ventre - mas meu sonho mesmo é o closet!)


3 - Agora sou profissional:
Vai fazer book, certo? (Precisa). Variar o figurino e fotografar com roupas novas é essencial. Ter uns 5 figurinos bons é normal. Veja: vai fotografar para o book, vai fazer show, será convidada para dançar em alguns lugares, etc.. Precisa ter um guarda-roupa impecável e sempre pronto.
Geralmente, as profissionais têm uma figurinista do tipo "exclusiva". Geralmente nos tornamos fiéis a determinado atelier. Escolhemos, quase que definitivamente, um local onde faremos nosso figurino e de nossas alunas quando montamos coreografias.
Por que? Porque é mais confortável, é mais seguro, é mais confiável, cria fidelidade de ambos os lados.
Eu faço isso. Eu prefiro. Tem gente que não faz. 


Louca para comprar o seu? 
O que é importante aqui: 
- o figurino precisa ser bem feito (corte bom, bordado a mão - preferencialmente -, tecido de qualidade, acabamento decente), 
- tem que ser de acordo com seu corpo (esconda o que não gosta, valorize o que está bom), 
- escolha uma cor que fique melhor no seu tom de pele e cabelo
- deve ser confortável para dançar.
Para quem ainda não tem o seu, garanto: vestir um figurino nos transforma. É quando realmente nos sentimos bailarinas.


Até o próximo post!

Beijinhos

Ju Sobral



















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