Aqui tem

Ju Sobral

Blog com informações, dicas e atualidades sobre a dança do ventre, Voltado para alunas, profissionais e curiosos

Monday, June 22, 2015

Escolhendo o figurino

Oi gente!

Nesse post falarei um pouco sobre a escolha dos figurinos, sob meu ponto de vista.

1 - Comecei a dançar agora:
No início, não temos muita referência mesmo. Você escolhe o figurino de acordo com seu bolso (muitas vezes não queremos investir num mais caro ou melhor por não ter certeza do tempo que ficaremos nesse universo) ou de acordo com o gosto de sua professora/professor (esse é aquele que fazemos para dançar em grupo).
Caso seja a primeira opção, cuidado: mesmo não querendo investir muito, se for comprar novo, atenção onde compra, qual o material usado, etc...
Figurino de dança do ventre também segue tendência de moda e tecnologia de tecidos.
Observe se o figurino combinada com seu corpo, seu tom de pele, cabelo, etc. Eu por exemplo não uso cinto com muitas franjas ou penduricalhos, pois encurta minhas pernas.
E mais importante: se ele é confortável. Lembre-se que você ainda está no começo e aprendendo. Não pode ficar incomodada com sua roupa.
Comprou, chegue em casa e dance com ele antes de se apresentar. Sempre!


2 - Vou começar a fazer show:
Nesse caso, se você será escalada sempre para dançar no local, precisará ter uns 3 ou 4 figurinos para começar. Procure variar as cores e estilos, entre saias justas/sereia ou clássicas/rodadas. Lembre de ter um figurino folclórico (capa de khaleege ou galabia, por exemplo).
Se você vai fazer um único show, é convidada ou vai solar em algum momento especial, prepare o figurino de acordo com a música, o ambiente que vai dançar (é palco? é festa privada?).
Aqui você já conhece mais seu estilo, conhece uma figurinista que entende melhor seu gosto, etc. Fica mais fácil de montar seu guarda-roupa (sim, temos um guarda-roupa de dança do ventre - mas meu sonho mesmo é o closet!)


3 - Agora sou profissional:
Vai fazer book, certo? (Precisa). Variar o figurino e fotografar com roupas novas é essencial. Ter uns 5 figurinos bons é normal. Veja: vai fotografar para o book, vai fazer show, será convidada para dançar em alguns lugares, etc.. Precisa ter um guarda-roupa impecável e sempre pronto.
Geralmente, as profissionais têm uma figurinista do tipo "exclusiva". Geralmente nos tornamos fiéis a determinado atelier. Escolhemos, quase que definitivamente, um local onde faremos nosso figurino e de nossas alunas quando montamos coreografias.
Por que? Porque é mais confortável, é mais seguro, é mais confiável, cria fidelidade de ambos os lados.
Eu faço isso. Eu prefiro. Tem gente que não faz. 


Louca para comprar o seu? 
O que é importante aqui: 
- o figurino precisa ser bem feito (corte bom, bordado a mão - preferencialmente -, tecido de qualidade, acabamento decente), 
- tem que ser de acordo com seu corpo (esconda o que não gosta, valorize o que está bom), 
- escolha uma cor que fique melhor no seu tom de pele e cabelo
- deve ser confortável para dançar.
Para quem ainda não tem o seu, garanto: vestir um figurino nos transforma. É quando realmente nos sentimos bailarinas.


Até o próximo post!

Beijinhos

Ju Sobral



















No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...