Aqui tem

Ju Sobral

Blog com informações, dicas e atualidades sobre a dança do ventre, Voltado para alunas, profissionais e curiosos

Tuesday, August 12, 2014

Semeando....

Sabe quando você planta uma semente e ela demora a brotar?
Tem planta que é difícil mesmo...
Eu sei porque cuido e tenho muitas plantas em casa.
Quando usamos a lógica para a dança então.....

Descobri a muito custo que não adianta ter pressa.
Alcançar um objetivo depende muito mais de foco, de planejamento e qualificação.
Você tem?

Sabemos que durante muito tempo, só se era permitido o "sucesso" àquelas que eram daqui ou dali.
Hoje, vejo que não basta.

Antes, era "permitido" chegar mais rápido em alguns lugares, mas consegue mantê-lo?
Diria até que para quem alcança algo com mais facilidade, o trabalho de manutenção é ainda mais árduo do que de quem suou mais para atingi-lo.

O mercado da dança é tão concorrido, tão saturado, que professoras e bailarinas se desdobram em mil para "vender" algo inédito, diferente ou mais atrativo, no que diz respeito a aula, shows ou festivais.
O acesso para a aluna/cliente ficou tão mais fácil que ela quase não procura mais, é quase laçada para a sala de aula/evento.

A que preço?

A preço de fazer coisas que não cabem no seu perfil, que anulam sua criatividade, que nivelam você a qualquer coisa ou mais uma.
É importante ressaltar que nem sempre o que deu certo para uma pessoa dará para você.
Não fique inventando moda...

Então, primeiro, saiba o que você busca com seu trabalho, o que quer de sua profissão.
Saiba que muitas vezes demora mesmo.
Busque estar entre pessoas que ajudem você a crescer.
Ingresse em grupos que troquem e compartilhem ideias.
Quando for trabalhar ou vender seu trabalho, lembre-se: tem que ser legal para você também!

Semeie, regue, tome conta, vá cortando os galhos ruins e você verá que com o tempo, aquela semente se tornará uma linda planta que dará flores lindas e frutos carnudos....



Wednesday, June 04, 2014

Como ser uma Bailarina Comercial, sem perder a ternura - Parte 2


Bom, daí você aprendeu como se tornar comercialmente interessante e manter seus clientes fiéis.
Pois bem.
Agora é a hora de se manter fiel a você e a seus princípios.

Vou citar um exemplo de Bailarina que consegue aliar filosofia de vida com sucesso profissional.

Ju Marconato.
É excelente Bailarina.
É Professora espetacular.
Mantem uma escola de renome no interior de São Paulo.
Tem muitas alunas.
Faz sucesso em todo Brasil.
E: nunca deixou de lado seus princípios, tampouco deixou de ser, em primeiro lugar, uma pessoa de valores.

Não a conheço pessoalmente, mas tenho relatos suficientes para basear minhas afirmações.

Além dela, poderia citar algumas outras, mas vou ficar nesse exemplo (em todos os sentidos). Seu nome surgiu durante conversa com a Web Design Vanessa Veiga, da Agência Mitrah.
E então indagamos: por que Ju Marconato se mantem nesse patamar?
Ela consegue ter várias alunas e, sem perder a doçura, mesmo com um lado comercial tão apurado, faz uma dança de gratidão, de forma positiva, sem jamais esquecer do lado espiritual.
Quem mais faz isso?
De qualquer forma, é importante salientar que isso é dela.
Não estou dizendo que todo mundo precisa fazer assim agora porque vende, porque é legal, porque é bonito, e blá, blá, blá...
Só dá certo porque é dela. Porque é verdadeiro e genuíno.

Precisa transmitir algo que seja real para suas alunas.
Precisa firmar sua imagem como sendo única e verdadeira.

Agora veja eu, por exemplo: eu sou muito mais conhecida por ser engraçada ou espontânea do que qualquer outra coisa.
Adianta eu criar um personagem/imagem de Deusa do Olimpo ou Ser Inatingível só porque eu acho que as pessoas acham que é isso que elas procuram quando vão para a sala de aula?
Claro que não. Seria um tiro no pé.

Pensar assim funciona:
1 - Missão
2 - Visão
3 - Valores

Agregando os três pontos vai ter mais garantia de sucesso no futuro, com perspectivas de ganhos em todos os sentidos.
Você vai entender que se sua missão não é ser bailarina, não vai conseguir dizer isso ao mercado e se vender.
No final, mesmo que sua missão seja ser bailarina, mas com uma caricatura pronta e já manjada, também não vai conseguir vender.

Como disse minha amiga e consultora para assuntos especiais, Vanessa Veiga, da Agência Mitrah

"Diferencie-se! Ser igual a todo mundo só a torna mais uma no mercado; fazer algo diferente a transforma em estrela!"






Monday, May 12, 2014

Como ser uma Bailarina Comercial, sem perder a ternura - Parte 1


"Ela tem mais alunas porque é mais comercial"
"Ela dança tão bem, como a turma dela é tão vazia assim?"
"Acho a aula da fulana sensacional, mas nunca vem aluna experimental ou nova"
"Já viu a aula da beltrana? É pura enrolação, mas é lotadaça!"

Já ouviu isso?
Agora, você sabe diferenciar uma bailarina comercial de outra que não seja?
Você sabe o que é ser comercial?
Ser vendável?
Você é comercial?

Vamos por partes.
Podemos começar com um pequeno passo a passo.

Pensando em alunas:
1 - Desperte a atenção de sua cliente: o que você tem a oferecer? Estimule o interesse; diga o que faz, quando, onde, de maneira limpa e objetiva;
2 - Aguce o desejo dela: ela te viu, viu o que tem a oferecer, faça-a querer seu trabalho; mostre vídeos e fotos. Ela deve acreditar que você vai ajudá-la.
3 - Faça a cliente agir: monte uma aula aberta, ofereça aula experimental gratuita. Cadastre. Ligue, envie email, mantenha contato.

Eu diria que para vender seu show funciona da mesma forma, e até colocaria mais um item: faça seu trabalho sempre feliz e sorridente, com alegria e entusiasmo. assim, quem te contrata fica mais animado para novos trabalhos.

Além desses pontos mais técnicos, hoje temos uma série de opções de divulgação para nosso trabalho.
Observem bailarinas que estão em todas as partes.
Elas usam:
Facebook - ok, todo mundo usa, mas será que de maneira correta?
Twitter - incrível a quantidade de gente que usa pouco esse canal. Eu amo!
Instagram - publica-se fotos e vídeos de tudo: aula, passeios, cachorro, gato, papagaio. É quase um BBB. E funciona!
Youtube - vídeos são a melhor forma de divulgação on line: a pessoa vê, acha lindo e quer fazer aquilo que você faz! Acho o máximo!
Mail Marketing - email é e sempre será o registro mais garantido de seus contatos.
Sites de divulgação da Dança/Revistas Especializadas - Tem gente que sai direto. É uma despesa fixa. Eu acho alguns caros, já usei, deu retorno, mas não coloquei mais no meu orçamento, a se pensar...

Só que, para dar retorno, para "vender", tudo isso precisa ser muito bem feito.
Geralmente, que é "comercial" ou tem contratado empresa de web ou uma pessoa da área que ajuda.
Não adianta ir jogando informação aos montes, ninguém lê. Ninguém lembra.
Eu tenho indicações excelentes para tudo isso.

Agência Mitrah - criação de sites, material gráfico, criação de identidade visual e gerenciamento de mídias sociais;

Revista Shimmie - revista especializada em Dança do Ventre e afins

Central Dança do Ventre - portal de Dança do Ventre

Afora isso, lembre-se que mesmo sendo uma excelente divulgadora, você não criará fidelidade com seu cliente se não conseguir entregar o que vendeu, entende?

Essa primeira falamos em como se mostrar para as pessoas, como se divulgar, como se mostrar.
Logo mais, falaremos sobre se manter e manter seu estilo, sendo comercial.







Friday, May 09, 2014

A Bailarina se torna mãe


Quando você é Bailarina tem uma profissão com horários malucos, total falta de rotina e um mundo inteiro de opções de trabalho.
Quando você é Bailarina e se torna mãe, tem que conciliar seus horários malucos com os horários de seu filho, ajustar sua falta de rotina à rotina da criança e escolher um mundo mais reduzido de trabalho.
É possível?
Eu tenho experiência com isso e vou dizer: sim, é possível!
Muitas meninas questionam a maternidade quando querem se tornar profissionais, e outras, já em estágio profissional, perguntam se "vale a pena" abdicar de projetos profissionais para se tornarem mães.
Quando fiquei grávida, estava me preparando para me lançar ao mercado com mais força, me jogar e me colocar como "disponível" para quem quisesse me contratar. Bum! Engravidei....
Aquilo não me desmotivou, mas fui aos poucos focando na minha maior criação: a gestação.
Não abandonei a dança, pois, ainda bem, trabalhava num local onde foi possível continuar dando minhas aulas até o 8º mês de gravidez.
E foi uma delícia! 
As alunas participavam da minha gestação, dancei na medida que meu corpo permitia e acabei encontrando outras formas de movimento.
Tive um parto incrível (normal) e bastante apoio antes e depois do nascimento do Enzo.
Isso é de suma importância quando você decide (ou acontece) ter filhos.
Pense se ao seu lado, existem pessoas que vão auxilia-la nas tarefas, se onde você trabalha haverá respaldo e compreensão para suas eventuais faltas, e por fim, se é realmente o que você quer, afinal, muda tudo, mesmo!
Tudo: o corpo, a cabeça, as amizades, a forma como enxerga as coisas, os seus valores, suas perspectivas futuras.
E isso vale também para outras profissões.
O que muda, em nosso caso, é que por sermos, na grande maioria, prestadoras de serviço, alguns benefícios como licença maternidade e convênio médico, são inexistentes. Tudo fica por nossa conta e isso deve ser pensado também.
Voltar a dançar depois do resguardo não foi das tarefas mais fáceis. O corpo tinha outro eixo, o mercado muda em um mês e daí surge uma nova adaptação.
Nada que seja impossível. Depende de sua organização e força de vontade.
Volte com calma, reorganize seu tempo, tenha paciência. Peça ajuda quando precisar. 
Lembre-se que nessa profissão é possível ter horários mais flexíveis!
O que posso dizer é que ser mãe é das coisas mais prazerosas da vida.
Hoje, tenho uma família linda, muito apoio de meu marido, um filho maravilhoso e estou no mercado trabalhando como e com o que eu gosto. Não tenho frustrações. Não acho que perdi tempo.
Quer se mãe? Seja!
Ser mãe é transformador, me tornou uma pessoa melhor, com certeza.

Para as Mamães Bailarinas, para as Mamães das Bailarinas, para as Mamães de todo mundo:

Feliz Dia das Mães!








Tuesday, May 06, 2014

Voltei!

Olás!

Há muito tempo não escrevo...
Não sei nem por onde começar.
Meu último post data de 05 de dezembro de 2012 - um ano e seis meses exatos.
Acho que dar uma resumida nos acontecimentos vale como start, vamos lá:
Depois de ter ficado sem espaço para dar aulas tendo em vista o fechamento de duas escolas (uma delas bem grande e com bastante tempo de mercado), resolvi arriscar tomar conta de "meus negócios" sozinha.
Não deu certo.
Se eu já achava loucura abrir escola antes, depois dessa experiência digo com conhecimento de causa que abrir um negócio não é para qualquer um, muito menos para quem não tem know-how.
Estava terminando meus estudos no Curso Técnico em Dança e fui convidada por Lulu para integrar o corpo docente da escola (Centro Cultural Shangrila House) e também cuidar da parceria que envolvia essa escola e Shiva Nataraj com o Curso Técnico.
Depois de tanto furo n'água, aquilo foi um sopro de esperança para mim.
Ingressei em Shangrila (escola que estou até hoje) e atualmente dedico meus dias a coordenar os cursos da escola, estudar e dar aula. Todas minhas paixões num único lugar.
Me formei e procuro a cada dia me tornar, não só um profissional melhor, mas uma pessoa melhor.
Por conta de tantas mudanças, acabei deixando de lado outra coisa que adoro e que me fez conhecer muitas pessoas: escrever.
E por conta dos últimos acontecimentos, me deu uma vontade louca de voltar para o blog.
E eu tenho assunto, ô se tenho....





Wednesday, December 05, 2012

Dança com Barganha


Chegou o "final de ano"!
Sabe o que isso significa para quem dança?
Mais trabalho, mais eventos, mais shows.
Sabe por quê?
Porque com a chegada das festas de final de ano, todo mundo quer contratar a bailarina para abrilhantar seu evento.
Que bom não é?!
Talvez....
O aumento da procura muitas vezes diminui o valor do pagamento. Lei da oferta e procura.
É muita gente querendo e muita bailarina dançando.
O que acontece a partir daí é que você é procurada para fazer um evento, dá seu preço e acaba ouvindo: "Desencana, o fulano/a fulana mandou um orçamento bem mais barato..." - Bem mais barato?????
Você acha que eu deveria então começar uma espécie de leilão? Quem dá menos por mais? Ou quem dá menos por menos ainda? Claro que não!
Eu não barganho cachê.
No cachê está incluso:
- Anos de aulas de dança (até hoje) a fim de aprimorar técnicas e atualizar a dança;
- Figurino;
- Acessórios (véus, espadas, candelabros, ou seja lá o que for);
- Maquiagem;
- Cabelo;
- Mão e pé;
- Depilação;
- Transporte;
- TEMPO
Só posso imaginar que aquele/a que barganha não está incluindo todos os itens citados acima. É pagar para ver.
Você que dança como eu, que vive disso, que gosta do que faz e faz bem feito, acha justo?
Eu trabalho com dança, minha profissão é bailarina, mas não é por isso que vou aceitar ofertas indecorosas pensando no: "Antes isso do que nada".
Se fizesse isso, estaria nivelando a profissão por baixo, desvalorizando as profissionais e abrindo precedentes. E mais: me torno menos competitiva.
Por outro lado, existem muitos contratantes que preferem escolher a que cobrou mais caro, já parou para pensar nisso?
Vou dar um exemplo: estava no shopping nesse final de semana e vi uma sandália rasteira por R$ 39,90 - me empolguei - entrei na loja e pedi para ver a sandália (que eu nem precisava). A sandália era HORROROSA! Mal feita, mal costurada, sem acabamento, um lixo. Não levei e ainda pensei: "Por isso que custa só isso".
Viu só? Basta trocar os "personagens"....
Agora, não precisa ficar desesperada porque não "pegou" o show para fazer.
Pense que o contratante que prefere pagar o mais baratinho é o mesmo que não se importa com o seu trabalho e sequer com você. Para ele tanto faz....
Pense que não "pegou" esse, mas que está com a consciência tranquila, pois outros dignos de sua presença aparecerão.
Pense que agindo assim, você não vai desvalorizar a classe, não vai se sujeitar a qualquer trabalho, não vai ser anti-ética.
Valorize-se!!!







Thursday, November 01, 2012

Mudança de hábito



O Blog está meio largado, eu sei, mas vou considerar que ando trabalhando demais, o que é super positivo.
Ainda assim, ando lendo e vendo tudo!
Observo, analiso e filtro.
Essa é uma nova postura.
Quando comecei a escrever, tudo o que via era colocado aqui de forma crítica e até devastadora.
O Blog tem posts de pesquisa, de curiosidades, sobre meus trabalhos e até emotivos, mas além desses, tem também aqueles mais "agressivos".
Esses são parte de outro momento de minha vida enquanto bailarina.
Antes eu ria de tudo; agora eu fico triste.
Nessa nova fase, que aliás é muito boa, procuro filtrar aquilo que antes mencionaria como chocante. Eu simplesmente não menciono mais.
Tenho meus momentos de graça, claro, até porque faz parte de minha personalidade ser irônica e extrovertida. Eu continuo assim, mas com classe.
Vejam, não estou aqui fazendo crítica a ninguém, apenas me posicionando.
Só acho realmente incrível como as pessoas continuam fazendo chacotas umas das outras, como um ciclo vicioso, e não entendem que o trabalho delas pode não agradar a todos. Coisa impossível.
O novo foco é: estudar, compartilhar e dançar. Ponto, acabou.
Acreditem ou não, essa nova energia gerada por um pensamento mais amplo e positivo, rendeu e rende resultados muito melhores.
Não perco mais meu tempo, que aliás anda bem escasso, com coisas negativas.
Dançar é tão bom, tão gratificante e tão maior que tudo isso, que eu espero, sinceramente, que possamos trabalhar com mais sabedoria e amor.





Monday, September 03, 2012

Eu, Ballet


Muito tem se falado sobre a constante utilização de passos de Ballet na execução da Dança Oriental/Árabe.
Existem muitas controvérsias, discussões e até mesmo a aceitação ou não desses passos em outra modalidade.
No entanto, o intuito desse post não é gerar mais "falatórios", e sim, entender como é possível e aceitável a contribuição do Ballet na Dança Árabe. Sem mais.
Desde o ano passado retomei meus estudos de Ballet por vários motivos: saudosismo (sim, fui bailarina enquanto criança), curiosidade e para dar mais qualidade a minha dança.
A começar pelo estilo da aula, posso afirmar que as duas modalidades são bem distintas.
A aula de dança do ventre é mais livre, solta, mais "bagunçada" até.
Já a aula de ballet é mais sisuda, formal, mais "tensa".
Todas vão uniformizadas. As cores das faixas de cabelo mudam de acordo com o ano.
O silêncio é essencial.
Mas e daí?
A concentração e disciplina que o ballet exige podem existir na dança do ventre também.
Aliás, concentração sempre foi um problema para mim, pois sou dispersiva, ansiosa e me acabo me distraindo facilmente.
Então ponto para o Ballet!
Me ajuda a conseguir a respiração, postura e foco necessários durante a minha dança.
Durante os exercícios de adágio (qualquer dança ou combinação de passos feitos para a música lenta. Sucessão de movimentos lentos que podem ser simples ou de caráter complexo) é preciso força e fluidez, tudo ao mesmo tempo, como quando executamos movimentos durante um taksim.
Mais um ponto para o Ballet!
Poderia ficar aqui horas divagando sobre os benefícios que o Ballet trouxe para mim, como por exemplo: execução de arabesques, giros e braços, mas vou deixar para outro post.
É um complemento importante e diferenciador de sua dança. Falo com experiência própria.
Dá para usar Ballet e Dança do Ventre, juntos, mas separados.....






Monday, May 21, 2012

O que a aluna quer?



Há algumas semanas venho realizando pesquisa de campo para saber com mais detalhes o perfil daquela que faz ou quer fazer aula de dança (árabe, ballet, jazz, etc.).
A pesquisa foi realizada com mulheres entre 25 e 60 anos, que já fizeram ou fazem aulas de dança.
Depois de muitos gráficos, planilhas e copia e cola de fórmulas, cheguei ao resultado. Por partes:

Qual o melhor período para fazer aula?
manhã: 10%
noite: 90%

Quais os melhores dias para fazer aula?
de segunda à sexta: 70%
sábados: 5%
qualquer dia da semana: 25%

O local das aulas de estar localizado:
perto do trabalho: 20%
perto de casa: 60%
indiferente: 20%

Quanto ao preço cobrado pelas aulas, eu procuro:
baixo: 20%
indiferente: 80%

Quantas vezes por semana seria o ideal?
uma vez: 40%
duas vezes: 60%

Quantas alunas a sala deve comportar?
sala cheia: 30%
sala vazia: 65%
faço particular: 5%

O professor deve ter?
paciência: 70%
técnica: 30%

O ambiente da escola de ser:
limpo e acolhedor: 85%
grande com várias pessoas circulando: 5%
indiferente: 10%


Qual dessas modalidades você não faz mas gostaria de fazer?
Danças Árabes: 30%
Dança Ativa: 30%
Jazz: 10%
Ballet: 30%

Qual dessas modalidades você faz e mais gosta?
Danças Árabes: 75%
Dança Ativa: 5%
Jazz: 5%
Ballet: 15%

O que você espera de uma aula de dança:
faço por orientação médica: 5%
técnica, mas não quero me profissionalizar: 75%
técnica, quero me profissionalizar: 20%

Temos aqui uma aluna que quer, basicamente: fazer aula de dança duas vezes por semana, perto de casa, num local limpo e agradável, com poucas alunas na sala de aula e que sua professora/professor tenha paciência (achei engraçado)
Está disposta a pagar o preço, desde que com as condições acima, mas não quer se profissionalizar, apesar de fazer questão da técnica.
Por outro lado, é praticante de determinada modalidade, mas está aberta a experimentar outras. (isso é muito bom!)
É exigir muito?
Não acho...
Quem dá aula e tem um negócio em dança sabe quanto trabalho dá manter o empreendimento nessas condições. Mas eu disse que dá trabalho, não que é impossível.
É por essas e outras razões que eu sempre falo que a professora deve se manter atualizada não só com a dança, mas com o mercado no geral.
Aqui em São Paulo, por exemplo, as pessoas têm condições de pagar as aulas, mas vários fatores acabam afastando a aluna da aula: trânsito, a agenda repleta de compromissos, filhos, marido, o próprio trabalho.
Outro fator importante: o ambiente de aula. Deve ser atualizado e ter as devidas manutenções constantemente. Modernize, coloque aparelhos de som que funcionem, clareie a parede, troque as cortinas, mantenha limpo. Ninguém quer frequentar ambiente caindo aos pedaços.
Trate as pessoas com educação, seja gentil e prestativa. Ofereça alternativas. Deixe as portas abertas. Divulgue-se decentemente.
E nunca se esqueça: seu cliente não quer saber dos seus problemas. Ele quer que resolva o dele.

ATENÇÃO! Essa pesquisa foi realizada tendo como base a região onde moro (São Paulo/SP). Pode ser que encontre outras respostas onde você vive; no geral, as alunas vão querer a mesma coisa, só que com intensidades diferentes. As dicas contidas no artigo são decorrentes de experiências pessoais, não só em dança, mas em vários tipos de serviços. Basta se adaptar, certo?

Vamos Dançar!





Monday, April 23, 2012

Cia Talismã - Apresentação


Depois de muito trabalho, pesquisa, estudo, envolvimento de alunas, família e outros colaboradores, finalmente nasceu minha cria: Cia Talismã de Danças.
Primeiro: Por que Talismã?
A palavra talismã tem conotações de magia, mas muito antes de atingir esses conotações tinha outro significado: completar. Do grego télesma, que significa completude.
Ou seja, um talismã é qualquer coisa ou idéia que completa a outra por inteiro.
Sempre tive vontade de ter uma Companhia de Dança, um grupo que fosse homogêneo, bastante dedicado, estudioso e que acreditasse no meu trabalho. Acho que consegui!
Tenho alunas fantásticas, que se repeitam e me respeitam enquanto coordenadora, que abraçam as idéias, se ajudam e compartilham temores e amores.
Mas qual a idéia?
A Cia Talismã foi criada com o intuito de promover a prática de danças árabes aliada ao desenvolvimento coreográfico. A cada série de encontros vamos discutir um tema e desenvolver uma coreografia em cima do mesmo.
Entendo que, ao aprofundarmos o estudo, assimilar a coreografia e/ou o estilo se torna muito mais fácil e o resultado sai mais próximo do positivo.
A primeira aparição da Cia Talismã foi durante o Mercado Persa desse ano e posso dizer que foi um sucesso! 
Estudamos desde o ano passado um grupo russo chamado Marakana, que em algumas coreografias utilizam elementos inusitados e visualmente lindos, como os leques com plumas e penas de pavão que usamos em nossa coreografia.
Ainda estamos no começo, temos muito o que caminhar ainda; mas com várias idéias na cabeça, força de vontade, motivação e muito trabalho, sei que a Cia será só sucesso a partir de agora.
Quer fazer parte? Solicite informações em: jvsobral@gmail.com
Em breve teremos mais novidades, aguardem....







Friday, April 20, 2012

Diário de Bordo - Mercado Persa 2012 - Parte Final



15/04/2012 - 15:00 horas - Esporte Clube Sírio
Lá fui eu para mais um dia de evento.
Dessa vez minha participação era mais tranquila, pois não estava como professora, mas como componente da Tarik Troupe do queridíssimo bailarino Tarik.
Nesse dia o local estava lotado. Lotado não, abarrotado de gente. Não havia área de circulação, os banheiros eram entupidos de gente e de outras coisas. Cena de horror.
Fomos nos trocar pois deveríamos estar prontas para entrar a qualquer momento. Isso mesmo: a qualquer momento.
Daí você imagina o quanto não esperamos.
Houve uma pequena confusão entre as partes e apesar de nos ter sido dito que dançaríamos no palco A, tivemos que sair correndo para entrar no palco B. Uma pena, pois imaginem um trabalho super rico de folclore (Hagalla) com um  bailarino que tem nome internacional, dançando num palco cujo público é no mínimo 70% menor que no outro espaço (sem menosprezar aqueles que nos assistiram e nos aplaudiram efusivamente).
Dançamos felizes, nos divertimos, tiramos fotos à beça e nos regozijamos. Foi ótimo!
Domingo foi meu dia de ver e ser vista. Por ser um dia mais cheio, encontrei vários contatos e amigos, não todos, mas por esse lado valeu a pena.
Claudia Cenci linda!!! E que educação, finíssima. Pena não ter conseguido chegar no stand de roupas dela, disseram que eram maravilhosas.
Aliás, esse é o tipo de evento que vale mais a pena por isso mesmo. Falar com as pessoas. Encontrá-las, abraçá-las e beijá-las. Tirar fotos, filmar.
O ver ficou por conta do concurso da categoria Grupo Clássico. Teve coisas lindas e dois grupos favoritos meus ganharam. Estavam realmente perfeitos.
Outro ponto alto foi a apresentação dos meninos do Festival Titãs de Bailarinos Árabes. Lindo, lindo!!!
Eu realmente não sei se voltarei com minha Cia no próximo ano, é muito cedo para afirmar.
Conclusões? Com a quantidade de festivais acontecendo durante todo o ano, acho incrível que um evento desse porte e com a falta absurda de organização continue com tanta procura, tantas inscrições, tanta gente (inclusive da minha parte - mea culpa). Ainda não consegui entender qual o segredo do "sucesso" do Mercado Persa. Quem souber, por favor me diga.....


Thursday, April 19, 2012

Diário de Bordo - Mercado Persa 2012


E lá vamos nós.............


Dia 14/04/2012 - 11:00 horas - Minha casa
Marquei com minhas alunas concentração em minha casa.
Nos arrumamos, tomamos lanche, maquiagem, "uniformes" e lá fomos nós. 
Eram 14:00 horas - Esporte Clube Sírio
Chegamos na Av Indianópolis e fomos direto para o estacionamento do outro lado da rua, porque imaginei que àquela altura o do Clube Sírio estaria lotado. Qual a surpresa? Estacionamento Plano B lotado!
Paramos na rua .
Em tempo: sabe quanto o estacionamento??? R$ 50,00 !!!!!!!!!!!!
Entramos e fui direto para a mesa de som entregar o cd. Rápido.
Outro tempo: sabe quanto o convite??? R$ 80,00 (R$ 40,00 = meia)!!!!!!!!!!
Meu espanto: 25 grupos na categoria moderna! Pensei: "Não vou sair daqui antes das 20:00 horas".
Demos uma pequena volta pela feira e fomos terminar de colocar a roupa e retocar a maquiagem.
Gente, mas o que é aquele banheiro???? E não estou só falando do banheiro "social" e único, porque no banheiro do camarim abaixo do palco estava sem água!!!!! Horror!
Enfim, nos arrumamos e fomos para a "fila". Éramos o décimo grupo.
A espera é bem desgastante, ficamos de pé, é quente, todas passam por cima de você (imagine nós que estávamos com o leque de plumas?). A previsão era para entrarmos às 16:40 horas. Dançamos às 18:00 horas. Pergunto: sua maquiagem dura quantas horas?
Daí entramos. Daí arrasamos!
Saímos super felizes do palco, satisfeitas.
Voltamos ao banheiro: o que tinha de gente querendo falar conosco foi uma loucura! Todas queriam tocar nos leques, nos chamavam de lindas, etc...egos no teto.
Daí começa o outro martírio: a espera para o resultado. 
Enquanto isso: voltinha pelos arredores. Sábado é um dia cheio, mas não é como no domingo; é bem mais vazio de gente e de conhecidos, assim, dos meus contatos, vi poucos.
Sábado também foi dia de dupla e grupo folclórico e Miss Mercado Persa (sic).
O duro de participar de evento, seja mostra ou concurso, é que você acaba não vendo nada, então não posso dizer como eram as apresentações. Queria muito ter visto as eliminatórias dos concursos de solo, mas o sobe-desce entre os dois palcos é de lascar. Das que eu vi, umas foram engraçadas, outras causaram vergonha alheia e outras fizeram o de sempre. Conclusão: nada mudou.  
Comemos, bebemos, rimos e aplaudimos os vencedores.
Fomos embora felizes e exaustas, mas com sensação de dever cumprido.




Continua....




Thursday, March 08, 2012

Resultado do Sorteio



Meninas!

Saiu o resultado do sorteio realizado em parceria com Izza Artigos do Oriente.

Parabéns para: THATY RABACHINI

Thaty, por favor, entre em contato conosco para que possa receber seu prêmio em casa.

Obrigada a todas que participaram.

Aguardem próximos sorteios!




Friday, January 27, 2012

Sorteio!


É com muita alegria que anuncio o primeiro sorteio do blog!
Em parceria com Izza Artigos do Oriente, sortearemos esse lindo lenço indiano:


Quer ganhar? Siga as instruções:

1 - Siga-nos no Twitter (@JuSobral e @izzartigos)
2 - Siga o blog Izza Artigos do Oriente
3 - Curta a página Ju Sobral
4 - Compartilhe nas redes sociais

Deixe aqui seu comentário para que possamos entrar em contato.
O sorteio será realizado dia 29/02/2012.

Sucesso!



Monday, January 23, 2012

Mais um trabalho



Fui convidada pela linda Juliana Batista, do site/blog Cantinho Oriental, a fazer parte de um novo projeto.
Querendo transformar o blog numa espécie de revista eletrônica direcionada à dança, ela escolheu entre diversas blogueiras a pessoa que aqui escreve para contribuir com as entrevistas.
Fiquei super lisonjeada, porque é um convite, sinal de que confia e gosta de meu trabalho. Olha a pessoa no teto agora.
Estou ansiosíssima para publicar a primeira de muitas entrevistas e, com certeza, essa vai ser um estouro! Aguardem!
Obrigada Ju pela super parceria iniciada agora, que seja de muito sucesso para todas nós!

  



Friday, January 20, 2012

Sobre Dança Ativa


No final de 2010 desenvolvi a Dança Ativa a partir das aulas de Aeroventre, já que gostaria de atingir um público mais amplo e porque adoro fazer passinhos do tipo "Ballet do Faustão".
Vi esses dias que a modalidade é febre em várias academias e ganhou o nome de AeroRetrô.
A aula consiste em misturar passos curtos e sequências curtas, caras e bocas e nenhum instrumento como pesos, cordas, cama elástica, etc...
A trilha sonora é retro: Madonna, Michael Jackson, George Michael, trilhas de filmes tipo Footloose, Fama, etc.. Mas também aprecem de vez em quando: Shakira, Britney e coisas pops mais modernas.    
Os alunos batem palmas, soltam gritinhos e interagem com muito humor!
Emagreça sorrindo!



Tuesday, January 17, 2012

"O Edifício Yacoubian"


Passando nos canais num sábado chuvoso regado a vinho e em companhia de meus maiores amores, encontrei, na TV Cultura, durante Mostra Internacional de Cinema o excelente filme "O Edifício Yacoubian", de 2006.
Parei para ver, primeiro porque a língua falada era árabe e conforme passavam as cenas, mais interessante ficava.
Eu já tinha assistido trechos de filmes egípcios por conta de meus estudos de bailarinas da Era de Ouro do cinema, mas nunca havia parado para assistir uma película inteira.
Esse filme é mais moderno, com uma trama cheia de surpresas inesperadas e melhor, retrata a decadência de uma cultura tão rica, mostra o estilo de vida de um povo que ora se vê cercado de morais religiosas, ora cercado de ocidentalismos.
Destaque para o ator Adel Iman , "conhecido" meu de outros filmes com bailarinas.
Abaixo trailer:



Wednesday, December 28, 2011

Para você....


meu filho, que me faz feliz a cada dia, o maior amor do mundo
meu marido, que suportou todas as minhas angústias, loucuras, desabafos e palhaçadas
minha família, que me ajuda um tantão sem nada em troca
minhas parceiras e meus parceiros de trabalho, que dividem comigo a batalha diária de nossa profissão
minhas alunas, que fornecem o gás para continuar a estudar e compartilhar conhecimento
meus amigos, que mesmo distantes me fazem lembrar todos os momentos que passamos juntos
meus admiradores, que me aplaudem mesmo que em silêncio

Obrigada pelo ano que passamos juntos, pelas realizações e conquistas, pelo apoio, por ajudarem a construir meu 2011.

Que o próximo seja próspero, positivo, iluminado, feliz, e cheio de amor!


Monday, December 19, 2011

Balanço Final - 2012


O ano está acabando, mas já estou de férias com a dança.
Meu primeiro semestre foi de erros e acertos (mais erros, é verdade), mas compensou pela experiência que me guiou para o segundo semestre.
Comecei o curso técnico no Shiva Nataraj.
Foi ótimo! Conheci muitas pessoas novas, fiz vários contatos bacanas e acrescentei a minha dança novas sensações, novo ritmo, novos sentidos. É só o começo.
Descobri que a Dança Cigana é muito divertida e, em certos momentos, até mais sensual que a dança do ventre. Não, não estou abandonando a dança do ventre. O jazz me deu força e flexibilidade para minha dança. 
Passei pela banca avaliadora do Restaurante Jaber e lá estou eu, integrando o casting e dançando com bailarinas maravilhosas. 
Participei do Festival Nacional Shimmie + BFD, sem dúvida um marco para mim: banca com os mais mais da dança, desfile de figurinos, concurso de beleza, workshops e espetáculo, pacote completo (leiam nos posts anteriores meu Diário de Bordo sobre cada um dos acontecimentos).
Esse também foi o semestre dos preparativos para o espetáculo de final de ano da escola onde dou aula, ou melhor dava....
É, eu tinha certeza que esse semestre fecharia o ano com chave de ouro, mas por um "acaso do destino", não foi bem assim.
Infelizmente, faltando pouco para o espetáculo, soube que a escola fecharia, a princípio temporariamente, sem previsão de volta.
É triste saber que o local onde você conviveu por tantos anos, fez tantas amizades, colheu frutos, investiu, não vai mais existir. É um falecimento, ao meu ver. Fiz de lá minha segunda casa, fiz das pessoas minha segunda família.
Por outro lado, começo a enxergar que talvez seja uma oportunidade para me jogar a novos rumos, novas direções, novos contatos, novas perspectivas. Realizar trabalhos diferentes, conhecer outras filosofias, conquistar mais espaço. Sim, acredito que 2012 será o ano das conquistas, para mim e para todas (os) nós!
Fecho meu ano e concluo que: nem tudo dura para sempre, mas aquilo que você agregou como experiência ficará impresso em você por uma eternidade.
Que venha o novo!






Friday, November 18, 2011

Belle Epoque - Esmeralda


Mais uma da série "Belle Epoque", dessa vez com a internacional Esmeralda!


Esmeralda


Integrar o casting "Bellydance" era: um marco para a pequena de 18 anos
Integrar o casting "Bellydance" é: uma realidade

Trabalhar como bailarina no exterior era: uma aventura sem prazo de validade
Trabalhar como bailarina no exterior é: uma experiência válida para sempre

A dança árabe antes de morar fora era: uma paixão
A dança árabe depois de morar fora é: um casamento bem sucedido

Queria voltar para: me salvar da saudade
Eu voltei para: aprender

Estudar Ballet Clássico ajudava: a ter disciplina, postura e manter minha juba escondida num coque
Estudar Ballet Clássico ajuda: a ser uma profissional cada vez melhor

Meus figurinos de dança eram: roupas mágicas de miçangas e canutilhos
Meus figurinos de dança são: minha segunda pele com muito cristal

Criar um sapato em parceria com a Capézio era: um atrevimento
Criar um sapato em parceria com a Capézio é: uma batalha diária

Reeducar a dança era: uma audácia
Reeducar a dança é: uma questão de paciência

O Projeto DancEsmeralda® era: uma sementinha
O Projeto DancEsmeralda® é: um sucesso!

10 anos atrás eu era: uma Bailoca em construção
Hoje eu sou: uma Bailoca em eterna lapidação




Mais informações em: http://www.dancesmeralda.com.br/pt/








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