Aqui tem

Ju Sobral

Blog com informações, dicas e atualidades sobre a dança do ventre, Voltado para alunas, profissionais e curiosos

Monday, September 03, 2012

Eu, Ballet


Muito tem se falado sobre a constante utilização de passos de Ballet na execução da Dança Oriental/Árabe.
Existem muitas controvérsias, discussões e até mesmo a aceitação ou não desses passos em outra modalidade.
No entanto, o intuito desse post não é gerar mais "falatórios", e sim, entender como é possível e aceitável a contribuição do Ballet na Dança Árabe. Sem mais.
Desde o ano passado retomei meus estudos de Ballet por vários motivos: saudosismo (sim, fui bailarina enquanto criança), curiosidade e para dar mais qualidade a minha dança.
A começar pelo estilo da aula, posso afirmar que as duas modalidades são bem distintas.
A aula de dança do ventre é mais livre, solta, mais "bagunçada" até.
Já a aula de ballet é mais sisuda, formal, mais "tensa".
Todas vão uniformizadas. As cores das faixas de cabelo mudam de acordo com o ano.
O silêncio é essencial.
Mas e daí?
A concentração e disciplina que o ballet exige podem existir na dança do ventre também.
Aliás, concentração sempre foi um problema para mim, pois sou dispersiva, ansiosa e me acabo me distraindo facilmente.
Então ponto para o Ballet!
Me ajuda a conseguir a respiração, postura e foco necessários durante a minha dança.
Durante os exercícios de adágio (qualquer dança ou combinação de passos feitos para a música lenta. Sucessão de movimentos lentos que podem ser simples ou de caráter complexo) é preciso força e fluidez, tudo ao mesmo tempo, como quando executamos movimentos durante um taksim.
Mais um ponto para o Ballet!
Poderia ficar aqui horas divagando sobre os benefícios que o Ballet trouxe para mim, como por exemplo: execução de arabesques, giros e braços, mas vou deixar para outro post.
É um complemento importante e diferenciador de sua dança. Falo com experiência própria.
Dá para usar Ballet e Dança do Ventre, juntos, mas separados.....






2 comments:

Hanna Aisha said...

Queria poder fazer, mas to sem tempo e sem dinheiro... :(

Fanzine Episódio Cultural said...

CORAÇÃO DE MÃE

Mãe...
Amor puro e inabalável,
Universal, verdadeiro.
Em seu ventre bate o coração
De uma nova vida...
Cautelosa nos primeiros passos,
Vigilante nas rebeldias,
Onipresente em toda vida.
Mãe...

(Agamenon Troyan)

SKYPE: tarokid18

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...