Aqui tem

Ju Sobral

Blog com informações, dicas e atualidades sobre a dança do ventre, Voltado para alunas, profissionais e curiosos

Monday, September 03, 2012

Eu, Ballet


Muito tem se falado sobre a constante utilização de passos de Ballet na execução da Dança Oriental/Árabe.
Existem muitas controvérsias, discussões e até mesmo a aceitação ou não desses passos em outra modalidade.
No entanto, o intuito desse post não é gerar mais "falatórios", e sim, entender como é possível e aceitável a contribuição do Ballet na Dança Árabe. Sem mais.
Desde o ano passado retomei meus estudos de Ballet por vários motivos: saudosismo (sim, fui bailarina enquanto criança), curiosidade e para dar mais qualidade a minha dança.
A começar pelo estilo da aula, posso afirmar que as duas modalidades são bem distintas.
A aula de dança do ventre é mais livre, solta, mais "bagunçada" até.
Já a aula de ballet é mais sisuda, formal, mais "tensa".
Todas vão uniformizadas. As cores das faixas de cabelo mudam de acordo com o ano.
O silêncio é essencial.
Mas e daí?
A concentração e disciplina que o ballet exige podem existir na dança do ventre também.
Aliás, concentração sempre foi um problema para mim, pois sou dispersiva, ansiosa e me acabo me distraindo facilmente.
Então ponto para o Ballet!
Me ajuda a conseguir a respiração, postura e foco necessários durante a minha dança.
Durante os exercícios de adágio (qualquer dança ou combinação de passos feitos para a música lenta. Sucessão de movimentos lentos que podem ser simples ou de caráter complexo) é preciso força e fluidez, tudo ao mesmo tempo, como quando executamos movimentos durante um taksim.
Mais um ponto para o Ballet!
Poderia ficar aqui horas divagando sobre os benefícios que o Ballet trouxe para mim, como por exemplo: execução de arabesques, giros e braços, mas vou deixar para outro post.
É um complemento importante e diferenciador de sua dança. Falo com experiência própria.
Dá para usar Ballet e Dança do Ventre, juntos, mas separados.....






Monday, May 21, 2012

O que a aluna quer?



Há algumas semanas venho realizando pesquisa de campo para saber com mais detalhes o perfil daquela que faz ou quer fazer aula de dança (árabe, ballet, jazz, etc.).
A pesquisa foi realizada com mulheres entre 25 e 60 anos, que já fizeram ou fazem aulas de dança.
Depois de muitos gráficos, planilhas e copia e cola de fórmulas, cheguei ao resultado. Por partes:

Qual o melhor período para fazer aula?
manhã: 10%
noite: 90%

Quais os melhores dias para fazer aula?
de segunda à sexta: 70%
sábados: 5%
qualquer dia da semana: 25%

O local das aulas de estar localizado:
perto do trabalho: 20%
perto de casa: 60%
indiferente: 20%

Quanto ao preço cobrado pelas aulas, eu procuro:
baixo: 20%
indiferente: 80%

Quantas vezes por semana seria o ideal?
uma vez: 40%
duas vezes: 60%

Quantas alunas a sala deve comportar?
sala cheia: 30%
sala vazia: 65%
faço particular: 5%

O professor deve ter?
paciência: 70%
técnica: 30%

O ambiente da escola de ser:
limpo e acolhedor: 85%
grande com várias pessoas circulando: 5%
indiferente: 10%


Qual dessas modalidades você não faz mas gostaria de fazer?
Danças Árabes: 30%
Dança Ativa: 30%
Jazz: 10%
Ballet: 30%

Qual dessas modalidades você faz e mais gosta?
Danças Árabes: 75%
Dança Ativa: 5%
Jazz: 5%
Ballet: 15%

O que você espera de uma aula de dança:
faço por orientação médica: 5%
técnica, mas não quero me profissionalizar: 75%
técnica, quero me profissionalizar: 20%

Temos aqui uma aluna que quer, basicamente: fazer aula de dança duas vezes por semana, perto de casa, num local limpo e agradável, com poucas alunas na sala de aula e que sua professora/professor tenha paciência (achei engraçado)
Está disposta a pagar o preço, desde que com as condições acima, mas não quer se profissionalizar, apesar de fazer questão da técnica.
Por outro lado, é praticante de determinada modalidade, mas está aberta a experimentar outras. (isso é muito bom!)
É exigir muito?
Não acho...
Quem dá aula e tem um negócio em dança sabe quanto trabalho dá manter o empreendimento nessas condições. Mas eu disse que dá trabalho, não que é impossível.
É por essas e outras razões que eu sempre falo que a professora deve se manter atualizada não só com a dança, mas com o mercado no geral.
Aqui em São Paulo, por exemplo, as pessoas têm condições de pagar as aulas, mas vários fatores acabam afastando a aluna da aula: trânsito, a agenda repleta de compromissos, filhos, marido, o próprio trabalho.
Outro fator importante: o ambiente de aula. Deve ser atualizado e ter as devidas manutenções constantemente. Modernize, coloque aparelhos de som que funcionem, clareie a parede, troque as cortinas, mantenha limpo. Ninguém quer frequentar ambiente caindo aos pedaços.
Trate as pessoas com educação, seja gentil e prestativa. Ofereça alternativas. Deixe as portas abertas. Divulgue-se decentemente.
E nunca se esqueça: seu cliente não quer saber dos seus problemas. Ele quer que resolva o dele.

ATENÇÃO! Essa pesquisa foi realizada tendo como base a região onde moro (São Paulo/SP). Pode ser que encontre outras respostas onde você vive; no geral, as alunas vão querer a mesma coisa, só que com intensidades diferentes. As dicas contidas no artigo são decorrentes de experiências pessoais, não só em dança, mas em vários tipos de serviços. Basta se adaptar, certo?

Vamos Dançar!





Monday, April 23, 2012

Cia Talismã - Apresentação


Depois de muito trabalho, pesquisa, estudo, envolvimento de alunas, família e outros colaboradores, finalmente nasceu minha cria: Cia Talismã de Danças.
Primeiro: Por que Talismã?
A palavra talismã tem conotações de magia, mas muito antes de atingir esses conotações tinha outro significado: completar. Do grego télesma, que significa completude.
Ou seja, um talismã é qualquer coisa ou idéia que completa a outra por inteiro.
Sempre tive vontade de ter uma Companhia de Dança, um grupo que fosse homogêneo, bastante dedicado, estudioso e que acreditasse no meu trabalho. Acho que consegui!
Tenho alunas fantásticas, que se repeitam e me respeitam enquanto coordenadora, que abraçam as idéias, se ajudam e compartilham temores e amores.
Mas qual a idéia?
A Cia Talismã foi criada com o intuito de promover a prática de danças árabes aliada ao desenvolvimento coreográfico. A cada série de encontros vamos discutir um tema e desenvolver uma coreografia em cima do mesmo.
Entendo que, ao aprofundarmos o estudo, assimilar a coreografia e/ou o estilo se torna muito mais fácil e o resultado sai mais próximo do positivo.
A primeira aparição da Cia Talismã foi durante o Mercado Persa desse ano e posso dizer que foi um sucesso! 
Estudamos desde o ano passado um grupo russo chamado Marakana, que em algumas coreografias utilizam elementos inusitados e visualmente lindos, como os leques com plumas e penas de pavão que usamos em nossa coreografia.
Ainda estamos no começo, temos muito o que caminhar ainda; mas com várias idéias na cabeça, força de vontade, motivação e muito trabalho, sei que a Cia será só sucesso a partir de agora.
Quer fazer parte? Solicite informações em: jvsobral@gmail.com
Em breve teremos mais novidades, aguardem....







Friday, April 20, 2012

Diário de Bordo - Mercado Persa 2012 - Parte Final



15/04/2012 - 15:00 horas - Esporte Clube Sírio
Lá fui eu para mais um dia de evento.
Dessa vez minha participação era mais tranquila, pois não estava como professora, mas como componente da Tarik Troupe do queridíssimo bailarino Tarik.
Nesse dia o local estava lotado. Lotado não, abarrotado de gente. Não havia área de circulação, os banheiros eram entupidos de gente e de outras coisas. Cena de horror.
Fomos nos trocar pois deveríamos estar prontas para entrar a qualquer momento. Isso mesmo: a qualquer momento.
Daí você imagina o quanto não esperamos.
Houve uma pequena confusão entre as partes e apesar de nos ter sido dito que dançaríamos no palco A, tivemos que sair correndo para entrar no palco B. Uma pena, pois imaginem um trabalho super rico de folclore (Hagalla) com um  bailarino que tem nome internacional, dançando num palco cujo público é no mínimo 70% menor que no outro espaço (sem menosprezar aqueles que nos assistiram e nos aplaudiram efusivamente).
Dançamos felizes, nos divertimos, tiramos fotos à beça e nos regozijamos. Foi ótimo!
Domingo foi meu dia de ver e ser vista. Por ser um dia mais cheio, encontrei vários contatos e amigos, não todos, mas por esse lado valeu a pena.
Claudia Cenci linda!!! E que educação, finíssima. Pena não ter conseguido chegar no stand de roupas dela, disseram que eram maravilhosas.
Aliás, esse é o tipo de evento que vale mais a pena por isso mesmo. Falar com as pessoas. Encontrá-las, abraçá-las e beijá-las. Tirar fotos, filmar.
O ver ficou por conta do concurso da categoria Grupo Clássico. Teve coisas lindas e dois grupos favoritos meus ganharam. Estavam realmente perfeitos.
Outro ponto alto foi a apresentação dos meninos do Festival Titãs de Bailarinos Árabes. Lindo, lindo!!!
Eu realmente não sei se voltarei com minha Cia no próximo ano, é muito cedo para afirmar.
Conclusões? Com a quantidade de festivais acontecendo durante todo o ano, acho incrível que um evento desse porte e com a falta absurda de organização continue com tanta procura, tantas inscrições, tanta gente (inclusive da minha parte - mea culpa). Ainda não consegui entender qual o segredo do "sucesso" do Mercado Persa. Quem souber, por favor me diga.....


Thursday, April 19, 2012

Diário de Bordo - Mercado Persa 2012


E lá vamos nós.............


Dia 14/04/2012 - 11:00 horas - Minha casa
Marquei com minhas alunas concentração em minha casa.
Nos arrumamos, tomamos lanche, maquiagem, "uniformes" e lá fomos nós. 
Eram 14:00 horas - Esporte Clube Sírio
Chegamos na Av Indianópolis e fomos direto para o estacionamento do outro lado da rua, porque imaginei que àquela altura o do Clube Sírio estaria lotado. Qual a surpresa? Estacionamento Plano B lotado!
Paramos na rua .
Em tempo: sabe quanto o estacionamento??? R$ 50,00 !!!!!!!!!!!!
Entramos e fui direto para a mesa de som entregar o cd. Rápido.
Outro tempo: sabe quanto o convite??? R$ 80,00 (R$ 40,00 = meia)!!!!!!!!!!
Meu espanto: 25 grupos na categoria moderna! Pensei: "Não vou sair daqui antes das 20:00 horas".
Demos uma pequena volta pela feira e fomos terminar de colocar a roupa e retocar a maquiagem.
Gente, mas o que é aquele banheiro???? E não estou só falando do banheiro "social" e único, porque no banheiro do camarim abaixo do palco estava sem água!!!!! Horror!
Enfim, nos arrumamos e fomos para a "fila". Éramos o décimo grupo.
A espera é bem desgastante, ficamos de pé, é quente, todas passam por cima de você (imagine nós que estávamos com o leque de plumas?). A previsão era para entrarmos às 16:40 horas. Dançamos às 18:00 horas. Pergunto: sua maquiagem dura quantas horas?
Daí entramos. Daí arrasamos!
Saímos super felizes do palco, satisfeitas.
Voltamos ao banheiro: o que tinha de gente querendo falar conosco foi uma loucura! Todas queriam tocar nos leques, nos chamavam de lindas, etc...egos no teto.
Daí começa o outro martírio: a espera para o resultado. 
Enquanto isso: voltinha pelos arredores. Sábado é um dia cheio, mas não é como no domingo; é bem mais vazio de gente e de conhecidos, assim, dos meus contatos, vi poucos.
Sábado também foi dia de dupla e grupo folclórico e Miss Mercado Persa (sic).
O duro de participar de evento, seja mostra ou concurso, é que você acaba não vendo nada, então não posso dizer como eram as apresentações. Queria muito ter visto as eliminatórias dos concursos de solo, mas o sobe-desce entre os dois palcos é de lascar. Das que eu vi, umas foram engraçadas, outras causaram vergonha alheia e outras fizeram o de sempre. Conclusão: nada mudou.  
Comemos, bebemos, rimos e aplaudimos os vencedores.
Fomos embora felizes e exaustas, mas com sensação de dever cumprido.




Continua....




Thursday, March 08, 2012

Resultado do Sorteio



Meninas!

Saiu o resultado do sorteio realizado em parceria com Izza Artigos do Oriente.

Parabéns para: THATY RABACHINI

Thaty, por favor, entre em contato conosco para que possa receber seu prêmio em casa.

Obrigada a todas que participaram.

Aguardem próximos sorteios!




Friday, January 27, 2012

Sorteio!


É com muita alegria que anuncio o primeiro sorteio do blog!
Em parceria com Izza Artigos do Oriente, sortearemos esse lindo lenço indiano:


Quer ganhar? Siga as instruções:

1 - Siga-nos no Twitter (@JuSobral e @izzartigos)
2 - Siga o blog Izza Artigos do Oriente
3 - Curta a página Ju Sobral
4 - Compartilhe nas redes sociais

Deixe aqui seu comentário para que possamos entrar em contato.
O sorteio será realizado dia 29/02/2012.

Sucesso!



Monday, January 23, 2012

Mais um trabalho



Fui convidada pela linda Juliana Batista, do site/blog Cantinho Oriental, a fazer parte de um novo projeto.
Querendo transformar o blog numa espécie de revista eletrônica direcionada à dança, ela escolheu entre diversas blogueiras a pessoa que aqui escreve para contribuir com as entrevistas.
Fiquei super lisonjeada, porque é um convite, sinal de que confia e gosta de meu trabalho. Olha a pessoa no teto agora.
Estou ansiosíssima para publicar a primeira de muitas entrevistas e, com certeza, essa vai ser um estouro! Aguardem!
Obrigada Ju pela super parceria iniciada agora, que seja de muito sucesso para todas nós!

  



Friday, January 20, 2012

Sobre Dança Ativa


No final de 2010 desenvolvi a Dança Ativa a partir das aulas de Aeroventre, já que gostaria de atingir um público mais amplo e porque adoro fazer passinhos do tipo "Ballet do Faustão".
Vi esses dias que a modalidade é febre em várias academias e ganhou o nome de AeroRetrô.
A aula consiste em misturar passos curtos e sequências curtas, caras e bocas e nenhum instrumento como pesos, cordas, cama elástica, etc...
A trilha sonora é retro: Madonna, Michael Jackson, George Michael, trilhas de filmes tipo Footloose, Fama, etc.. Mas também aprecem de vez em quando: Shakira, Britney e coisas pops mais modernas.    
Os alunos batem palmas, soltam gritinhos e interagem com muito humor!
Emagreça sorrindo!



Tuesday, January 17, 2012

"O Edifício Yacoubian"


Passando nos canais num sábado chuvoso regado a vinho e em companhia de meus maiores amores, encontrei, na TV Cultura, durante Mostra Internacional de Cinema o excelente filme "O Edifício Yacoubian", de 2006.
Parei para ver, primeiro porque a língua falada era árabe e conforme passavam as cenas, mais interessante ficava.
Eu já tinha assistido trechos de filmes egípcios por conta de meus estudos de bailarinas da Era de Ouro do cinema, mas nunca havia parado para assistir uma película inteira.
Esse filme é mais moderno, com uma trama cheia de surpresas inesperadas e melhor, retrata a decadência de uma cultura tão rica, mostra o estilo de vida de um povo que ora se vê cercado de morais religiosas, ora cercado de ocidentalismos.
Destaque para o ator Adel Iman , "conhecido" meu de outros filmes com bailarinas.
Abaixo trailer:



Wednesday, December 28, 2011

Para você....


meu filho, que me faz feliz a cada dia, o maior amor do mundo
meu marido, que suportou todas as minhas angústias, loucuras, desabafos e palhaçadas
minha família, que me ajuda um tantão sem nada em troca
minhas parceiras e meus parceiros de trabalho, que dividem comigo a batalha diária de nossa profissão
minhas alunas, que fornecem o gás para continuar a estudar e compartilhar conhecimento
meus amigos, que mesmo distantes me fazem lembrar todos os momentos que passamos juntos
meus admiradores, que me aplaudem mesmo que em silêncio

Obrigada pelo ano que passamos juntos, pelas realizações e conquistas, pelo apoio, por ajudarem a construir meu 2011.

Que o próximo seja próspero, positivo, iluminado, feliz, e cheio de amor!


Monday, December 19, 2011

Balanço Final - 2012


O ano está acabando, mas já estou de férias com a dança.
Meu primeiro semestre foi de erros e acertos (mais erros, é verdade), mas compensou pela experiência que me guiou para o segundo semestre.
Comecei o curso técnico no Shiva Nataraj.
Foi ótimo! Conheci muitas pessoas novas, fiz vários contatos bacanas e acrescentei a minha dança novas sensações, novo ritmo, novos sentidos. É só o começo.
Descobri que a Dança Cigana é muito divertida e, em certos momentos, até mais sensual que a dança do ventre. Não, não estou abandonando a dança do ventre. O jazz me deu força e flexibilidade para minha dança. 
Passei pela banca avaliadora do Restaurante Jaber e lá estou eu, integrando o casting e dançando com bailarinas maravilhosas. 
Participei do Festival Nacional Shimmie + BFD, sem dúvida um marco para mim: banca com os mais mais da dança, desfile de figurinos, concurso de beleza, workshops e espetáculo, pacote completo (leiam nos posts anteriores meu Diário de Bordo sobre cada um dos acontecimentos).
Esse também foi o semestre dos preparativos para o espetáculo de final de ano da escola onde dou aula, ou melhor dava....
É, eu tinha certeza que esse semestre fecharia o ano com chave de ouro, mas por um "acaso do destino", não foi bem assim.
Infelizmente, faltando pouco para o espetáculo, soube que a escola fecharia, a princípio temporariamente, sem previsão de volta.
É triste saber que o local onde você conviveu por tantos anos, fez tantas amizades, colheu frutos, investiu, não vai mais existir. É um falecimento, ao meu ver. Fiz de lá minha segunda casa, fiz das pessoas minha segunda família.
Por outro lado, começo a enxergar que talvez seja uma oportunidade para me jogar a novos rumos, novas direções, novos contatos, novas perspectivas. Realizar trabalhos diferentes, conhecer outras filosofias, conquistar mais espaço. Sim, acredito que 2012 será o ano das conquistas, para mim e para todas (os) nós!
Fecho meu ano e concluo que: nem tudo dura para sempre, mas aquilo que você agregou como experiência ficará impresso em você por uma eternidade.
Que venha o novo!






Friday, November 18, 2011

Belle Epoque - Esmeralda


Mais uma da série "Belle Epoque", dessa vez com a internacional Esmeralda!


Esmeralda


Integrar o casting "Bellydance" era: um marco para a pequena de 18 anos
Integrar o casting "Bellydance" é: uma realidade

Trabalhar como bailarina no exterior era: uma aventura sem prazo de validade
Trabalhar como bailarina no exterior é: uma experiência válida para sempre

A dança árabe antes de morar fora era: uma paixão
A dança árabe depois de morar fora é: um casamento bem sucedido

Queria voltar para: me salvar da saudade
Eu voltei para: aprender

Estudar Ballet Clássico ajudava: a ter disciplina, postura e manter minha juba escondida num coque
Estudar Ballet Clássico ajuda: a ser uma profissional cada vez melhor

Meus figurinos de dança eram: roupas mágicas de miçangas e canutilhos
Meus figurinos de dança são: minha segunda pele com muito cristal

Criar um sapato em parceria com a Capézio era: um atrevimento
Criar um sapato em parceria com a Capézio é: uma batalha diária

Reeducar a dança era: uma audácia
Reeducar a dança é: uma questão de paciência

O Projeto DancEsmeralda® era: uma sementinha
O Projeto DancEsmeralda® é: um sucesso!

10 anos atrás eu era: uma Bailoca em construção
Hoje eu sou: uma Bailoca em eterna lapidação




Mais informações em: http://www.dancesmeralda.com.br/pt/








Monday, November 07, 2011

Diário de Bordo - Festival Nacional Shimmie + BFD - Concurso "Divas"



Sábado, 15 de outubro de 2011
Ainda no Hotel Blue Tree Towers Faria Lima
Previsão de início do concurso: 18:00 horas


Ainda era frio e chuvoso lá fora, mas dentro do Hotel era só calor.
Eu não sentia, mas estava cansada depois da maratona da parte da manhã. Na verdade, era melhor não sentir nada mesmo, afinal ainda tinha uma longa jornada pela frente.
O Concurso "Divas" tinha como proposta escolher entre as candidatas aquela que melhor representasse o estilo Diva-de-ser.
Me inscrevi no concurso com o intuito de aparecer. Queria me jogar mesmo. Não tinha a intenção de ganhar. Queria entrar lá, fazer parte daquele mundo, conhecer pessoas novas, me divertir, tirar uma onda.
Durante a semana do evento recebemos emails da organizadora (a linda Najla Hayek) pedindo informações sobre nós: altura, peso, idade, cor de olhos e cabelos, etc.
Até aí tudo bem. Até que recebi email com um questionário que seria lido enquanto desfilávamos. Daí pensei: pronto, vai ser mais divertido do que eu pensava, vai ser bem "miss".
Bom, uma hora antes do evento, nos concentramos numa das suítes do hotel e lá nos conhecemos, trocamos algumas figurinhas, ensaiamos, experimentamos as roupas.
Nos maquiamos e descemos para o lobby aguardando nossa entrada.
Vestíamos um macacão da Tetê e desfilamos com seus véus com a trilha "Dadivosa" de Ana Carolina. enquanto isso, Najla nos apresentava ao público e juri seleto.
Em tempo: assim como no 20Ver, apenas 6 meninas se aventuraram nessa. Uma pena....
Saímos do palco e rapidamente nos trocamos para o desfile da Simone Galassi. Cada uma teve um figurino escolhido a dedo. Um luxo!
Desfilamos e ficamos no palco para as perguntas dos jurados. Bem "Miss" mesmo!
Minha pergunta foi sobre a mudança de meu corpo desde que comecei a praticar dança do ventre. Achei tranquilo e respondi bem "Miss".
Aguardamos todo o show de gala para recebermos os resultados.
Tchan, tchan, tchan, tchan......!!!!!!!
Terceiro Lugar: Shaina Nur!
Clap, clap, clap.
Segundo Lugar: Ju Sobral! (eu mesma)
Clap, clap, clap
Primeiro Lugar: Yasmin!
Clap, clap, clap
Nunca me diverti tanto, nunca pude entrar tanto num personagem como dessa vez, nunca fui tão querida, nunca me senti tão linda...rs
Fiz amizades novas, ainda colho os frutos dessa competição. Fiz sucesso! Eu sou sucesso! rs
Ainda mantemos contatos, trocamos idéias e compartilhamos as alegrias e infortúnios de nossa profissão. Isso é o que de melhor poderia acontecer.
Shimmie, Simone e Najla: tem que fazer todo o ano!
Se eu vou concorrer de novo?
Acho que não, acho que esse papel só me coube uma vez, e foi essa. Aliás, muito bem aproveitada.








Tuesday, November 01, 2011

Diário de Bordo - Festival Nacional Shimmie + BFD - Workshops


Sábado, 15 de outubro de 2011
Chegada no Hotel Blue Tree Towers Faria Lima: 08:00 horas


Observou bem a hora de chegada?
Pois é.
Cheguei em casa 1:00 hora da manhã depois de muito ensaio e um jantar delicioso com o Corpo de Baile, Tarik, Lulu e Farida.
Estava exausta, mas me concentrei para o dia que viria.
Despertador a postos, dormi e tive a sensação de acordar depois de um suspiro.
O workshop tinha acabado de começar: Lulu Sabongi - Técnicas de Improviso
Fiquei absolutamente satisfeita, entre outros motivos, porque ela falou e ensinou exatamente o que tinha observado em minha dança na noite anterior.
Lulu é clara e objetiva quando fala. Demonstra segurança e conhecimento. É uma mestra.
Na sequência, fiz o workshop com a incrível Farida Fahmy - Técnicas atuais. Meu primeiro work internacional.
Que delícia, que delicadeza. Quanta generosidade. Quanta classe.
Foi nesse work que aprendi novas maneiras de abordagem para os movimentos ondulatórios. Tudo muito sutil, mas com muito sentido. Amei!
Ah, no dia seguinte, ainda tive o prazer de fazer o work sobre Muwashahat. Esplêndido! Ela passou uma sequência completa e ainda nos foi permitido gravar para estudar depois. Comprei o cd, que aliás é lindo!
As aulas foram ótimas, as mestras são sensacionais, mas vou dar meu aval final:
Eu achei que já tinha visto de tudo, mas as alunas de workshop chegaram a me dar medo.
Eu frequento show de rock, já fiz bastante tietagem, mas "peraí"!
Se eu estivesse dando a aula ficaria constrangida.
É um empurra-empurra.
Quem está para trás não consegue ver nada (tivemos que trocar as linhas várias vezes).
As pessoas se amontoam nas professoras e umas nas outras.
Credo!!
Tem momentos que parece o fim do mundo.
Onde estão as pessoas civilizadas?
Falta um pouco de educação e solidariedade né pessoal?
Bom, tirando essa parte "trash", foi tudo perfeito e proveitoso.
Na verdade, foi uma amarração para meu dia anterior. Tudo caiu como uma luva...












Wednesday, October 19, 2011

Diário de Bordo - Festival Nacional Shimmie + BFD - 20Ver


Sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Chegada no Hotel Blue Tree Towers Faria Lima: 17:00 horas

O dia era nublado com perspectiva de chuva.
Eu, ansiosa e eufórica pelos próximos acontecimentos.
O 20Ver tinha como proposta formar uma banca avaliadora que assistiria uma bailarina por vez e após a apresentação conversaria individualmente sobre seus pontos fortes e aqueles que precisariam de melhoras.
Uns 15 dias antes do evento cada uma recebeu em casa um cd com 20 músicas (clássicas) que deveriam ser estudadas e seriam sorteadas minutos antes da apresentação. Ninguém sabia qual música ia dançar.
Resolvi me inscrever no 20Ver primeiro porque não se tratava de concurso, depois, porque estava atrás de direcionamento para meus estudos: queria saber para onde ir, o que precisa melhorar, uma consultoria mesmo.
Bom, me arrumei no hotel e me juntei as outras 6 meninas (sim, só 6) aguardando a minha vez.
Todas pareciam tranquilas, com um ou outro momento mais tenso, mas nada de mais.
Música sorteada: Talisman ou Talismã.
Fiquei mais sossegada, já tinha dançado uma ou duas vezes a música e ela não era das mais longas, tinha 5 minutos e alguns segundos.
Entrei na sala e lá estavam: Lulu Sabongi, Farida Fahmy, Aziza, Kahina e Tarik (nessa ordem) sentados numa mesa redonda de toalhas brancas, prontos para me ver dançar.
Dancei.
Nunca dancei tão rápido. Nunca dancei tão cega. Nunca dancei para público tão notável.
Ao terminar, minha sensação era de êxtase misturado com missão cumprida.
Sabia que não tinha feito meu melhor, mas estava satisfeita por ter passado por aquilo.
Sentei à mesa com eles e Lulu Sabongi, super atenciosa e feliz por estar fazendo aquilo, em nome de todos, falou comigo: em suma sobre minha leitura do taksim, sobre a pouca utilização dos arredondados, sobre a expressão. E eu lá: em êxtase.
Em seguida, Farida Fahmy, uma mulher incrível, chique, classuda e sem dúvida digna de toda a admiração que recebe, falou diretamente comigo em inglês traduzido por Lulu: que tem observado como todas nós dançamos parecido (sic). E eu lá: em êxtase.
Agradeci a todos, sai e permaneci uns 15 minutos ainda em êxtase.
Tomei um chopp no bar do hotel e relaxei. estava feliz da vida!
Recebi todas as avaliações por escrito, tirei fotos, bebi mais um chopp, missão cumprida.
Sem dúvida foi a melhor coisa que eu fiz para minha vida dançante ter participado disso. É inexplicável a sensação de ter a sua frente pessoas que admira, nas quais se espelha, que possuem conhecimento absurdo da arte e que, acima de tudo, te tratam como iguais.
Fui feliz e ainda sinto felicidade em mim.  





Friday, September 30, 2011

Meus progressos


Como sabem, faço o Curso Técnico em Dança na escola Shiva Nataraj.
Além das aulas teóricas e dirigidas, teremos avaliação técnica periódica em três modalidades: uma escolhida para especialização e outras duas à critério do aluno.
Eu pratico jazz e dança cigana e também serei avaliada nessas. Contarei quando fizer.
Semana passada fiz minha primeira: danças árabes.
É incrível como dançar por si só não funciona.
Para que se chegue num resultado positivo várias coisas devem trabalhar em conjunto: corpo, mente e espirito.
É por isso que além da prática na dança estudamos:
Administração: porque eu tive que me organizar para que a prova acontecesse;
Criação Coreográfica: para me tornar criativa;
Preparação Física: para aguentar o pique; e
Consciência Corporal: para saber utilizar meu corpo aliado a minha mente.
O espírito? Ah, o espírito se regojiza com o esforço e conclusão, está satisfeitíssimo!
Garanto que minha dança sofreu evolução considerável e que meu patamar de qualidade subiu, com louvor.
Fui avaliada pela Profª Kelly Obara (coordenadora da especialização em danças árabes) e foi super bacana o resultado: meu deu um notão, parabéns e várias dicas super legais.
Minha meta é levar um 10,00 , mas achei bonito o 9,5.............


PS.: em outubro passarei por outra avaliação só com gente fera, conto depois.


Friday, September 23, 2011

Bailarina Digital


Oi pessoal!

Ganhei mais um selo!
Segue o link de minha entrevista para o blog Marketing para Bailarinas:

http://marketingparabailarinas.blogspot.com/2011/08/bailarina-digital-ju-sobral.html


Obrigada Vanessa Veiga pelo apoio e convite mais que especial!


Monday, September 12, 2011

Desenvolvimento de Espetáculo - Da Criação Coreográfica


Desde que iniciei meus estudos no Curso Técnico em Dança muito já mudou em minha dança, em especial no que diz respeito à criação coreográfica.
Me lembro de minha primeira coreografia: era simples, com pouco repertório; limpa, mas singela.
Com o passar do tempo, houve evolução criativa, mas ainda tímida.
Percebi novas possibilidades e comecei a transpor a barreira entre somente técnica e técnica com inspiração. Mas foi só o começo.
Acabo de terminar uma das coreografias que minhas alunas apresentarão no espetáculo de final de ano da escola onde dou aulas e, posso garantir: me superei! Em tempo e qualidade.
Não só eu, mas as alunas também. 
Ficou muito mais interessante, mais expressiva, consegui colocar dentro da proposta do tema e todas conseguiram acompanhar minha evolução, evoluindo também.
Durante as aulas no curso técnico, aprendi várias maneiras de utilizar minha personalidade na criação coreográfica.
Lá, aprendo dicas e estudo coreógrafos importantes em todas as modalidades.
Mas o que significa coreografia?
Do grego: coreo= dança + grafia=escrita.
É a arte de compor um roteiro de movimentos que compõem uma dança.
Mas não deve ser matemático assim. Afinal, é uma arte.
Precisa ser um conjunto de emoções, técnica e história. Precisa fazer sentido e cativar quem assiste.
E eu acho que finalmente consegui!

Friday, August 26, 2011

Sobre participar de Processo Seletivo



Recentemente participei de um processo seletivo para integrar o casting de bailarinas de um restaurante.
Mas não foi meu primeiro "processo", e posso garantir: todos são "dolorosos".
Quando eu tinha uma "vida normal" participei de várias seleções para estágios e empregos, alguns bem chatos, outros demorados e outros, bem, outros bem ruins, no sentido de serem mal feitos.
Enquanto bailarina, experimentei alguns processos seletivos e fui bem sucedida em uns, outros não. Da mesma forma, uns foram chatos, outros demorados e outros eu prefiro nem comentar.
O que difere os dois tipos, basicamente, é a exposição. Sim, porque aqui não basta mandar um currículo bom, cheio de cursos, boa faculdade e trabalhos consideráveis. Outras coisas são envolvidas.
Também encaminhamos currículos, mas é a prova prática, a meu ver, a mais massacrante.
Envolve não só técnica, mas presença de palco e espírito, roupa, maquiagem, cabelo, mãos e pés. Mas isso é parte da vaidade.
Além disso, envolve carisma, educação, postura, ética e humildade. Tudo isso é parte da educação. E conta muito.
Depois que seu currículo é aprovado você se prepara, escolhe a música, ensaia. Escolhe a roupa, prova. Anota na agenda e vai.
Chega lá e se depara com bailarinas de renome, super boas tecnicamente, algumas conhecidas e outras surpresas. E diz: meu mundo caiu (para não dizer outra coisa).
Faz o que sabe fazer e espera pelo resultado, um martírio.
Daí, no dia que sai o resultado pede para alguém olhar para você, pois não tem coragem. Como somos negativas.
E fica feliz, pois passou!!
Ou, e fica feliz, pois não passou, mas recebeu várias dicas sobre o que fazer para ir melhor no próximo. Ganhou uma consultoria.
Sobre esse último, eu vou dizer: atormentei meu marido, meu filho e meus pais. Passei dias de apreensão. Não conseguia nem falar com minha chefe, e precisava....
Passar nesse último era tudo ou nada para mim (que bobagem), queria a todo custo ser selecionada, pois daí viriam várias oportunidades, meus rumos seriam mais certeiros.
Hoje, mais calmamente, percebo que sou capaz de alcançar meus objetivos, pois sou competente, trabalho direitinho, respeito meus colegas de profissão e evolui profissionalmente, então por que não conseguiria??
Todo mundo tem direito a um lugar ao Sol, então corre atrás do seu!









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