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Ju Sobral

Blog com informações, dicas e atualidades sobre a dança do ventre, Voltado para alunas, profissionais e curiosos

Thursday, September 01, 2016

Pensamento do Mês

"Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo."
Oscar Wilde*

I love typewriter font...I love the way typewriters sound...I want one!:


*Oscar Wilde (1854-1900) foi um dramaturgo, escritor e poeta irlandês. Expoente da literatura inglesa durante o Período Vitoriano, sofreu enormes problemas por sua condição homossexual, sendo preso e humilhado perante a sociedade.

Thursday, August 18, 2016

Reflita: O quanto você admira seu/sua Professor (a) de Dança?

Enquanto eu fui aluna regular de Dança do Ventre eu era exemplar. Sem modéstia.
Não faltava.
Prestava atenção.
Estudava.
E mais: admirava meus professores.
Fazia aula não só porque gostava deles, mas também porque os tinha como espelho e inspiração para a construção de minha dança.
Cada movimento, cada passo, o modo como agiam, se colocavam no mercado e até mesmo de como se vestiam tinham grande influência sobre mim.
Na minha época não haviam redes sociais, então eu ficava de olho nos sites, ia a apresentações, olhava o mural da escola. Queria saber de tudo. Era interessada.
Ainda hoje, quando vou a workshops ou estudo com determinados profissionais, sou assim.
Se fui ao curso ou se marquei aulas com determinada pessoa é porque, acima de tudo, tenho o mesmo como referência.
Hoje, observo que as coisas mudaram...
A concorrência é muito maior, no que diz respeito a estilo, técnica, didática e por que não dizer: preço. Tem para todos os gostos.

Pergunta-se:
O que você procura no/na seu/sua Professor (a)?
Quais qualidades ele ou ela deve ter para que você se interesse não só no aprendizado, mas nele?
Que tipo de profissional te inspira?

Beijo

Ju
"A Aula de Dança" (1873-75)Edgar Degas                                                                                                                                                      Mais:
"A Aula de Dança" (1873-75) Edgar Degas



Tuesday, June 21, 2016

E na Bolsa, vai o que?




Ihhhhh...
Bolsa de mulher não é coisa desse mundo, mas bolsa de bailarina...

Em bolsa de mulher tem:
- carteira (gigante, com cartões de todos os tipos, documentos e papéizinhos de toda a ordem)
- chaves (de casa, do carro, da casa da mãe, da casa da sogra, etc...)
- batom (as vezes tem dois: um mate e um gloss)
- creme de mão (tem uns pequenininhos, de viagem, mas por que não carregar aquele enorrrme da Victoria Secret, né gente?)
- perfume (eu dou sempre uma retocada no cheiro se ficar muito tempo fora)
- absorvente (com abas, noturno, dia a dia, interno, tem de tudo)
- bala (um drops basta, tá?)
- celular (ainda bem que eles diminuíram de tamanho...)
- carregador (e o medo de ficar sem contato com o mundo?)
- bloquinho de anotações ou agenda (para anotar telefone, endereço, email, etc... - celular para que né?)
- canetas (uma para escrever e outra para grifar).
- um remedinho (para dor de cabeça, para cólica, anti-concepcional)
- óculos de sol
- óculos de grau ou lentes e soro fisiológico


Em bolsa de bailarina tem: TUDO O QUE TEM NA BOLSA DE MULHER +:
- lenço de quadril (leia mais aqui:)
- véu de seda (as vezes mais de um)
- snujs (SIM! Não ocupa espaço e você nunca sabe quando vai precisar)
- uma necessaire de maquiagem: (rímel, lápis preto ou kajal, blush, bb cream ou base, pó compacto, e todo o kit de pincéis)
- lenços umedecidos (um para os pés e um para remover maquiagem)
- ipod, ipad, mp3, cd ou qualquer um desses para ouvir as músicas
- caderno de anotações (esse é o da aula)

Essa bolsa é aquela do nosso dia a dia, aquela usada para dar aula ou para fazer aula.
*Você pode me ajudar escrevendo mais alguma coisa - eu confesso que ficarei espantada

Agora, se você for da aula para um show a bolsa tem: TUDO QUE TEM ACIMA +:
- figurino (as vezes tem que levar dois)
- sapato (SIM! dependendo do lugar tem que dançar de sapato)
- uma troca de roupa (depois do show é muito comum ou ficar no lugar ou dar uma esticada - se prepare para tudo - mais para frente vou falar sobre isso ou por que você não deve levar calça legging nessas ocasiões)
- abay ou capa (não é legal ficar desfilando de figurino entre os convidados ou clientes do local, sabia?)
- MAIS MAQUIAGEM!
- uma necessaire de bijus (brincos, pulseiras, anéis, colares, e toda sorte de bugigangas imagináveis)
- alfinetes, para a roupa não cair né amiga?
- kit de costura (só para pessoas aptas, o que não é meu caso).

Lógico que isso tudo pode se transformar numa mala, mas eu mesma já enfiei tudo numa única bolsa, então...

Nem vou falar aqui da parafernália de acessórios que levamos: espada, bastão, mais véu, véu wings, etc..



*Eu escolhi essa imagem porque achei a mais próxima do meu estilo, mas essa fotógrafa, Sarah Benton, fez um trabalho incrível fotografando só o que tinha dentro das bolsas das mulheres, confere aqui: In Her Handbag e veja se não se identifica com alguma



Podíamos fazer uma série só de bailarinas né????

Beijo

Ju

Tuesday, June 14, 2016

O Jardim das Belezas



Era uma vez...


Um Jardim lindo, cheio de flores de todos os tipos, árvores grandiosas, árvores frutíferas (todas muito carnudas e coloridas), grama fresca, plantas verdinhas e muito vivas.
Esse Jardim tinha Jardineiras muito cuidadosas, que regavam todos os dias as belas plantas que adornavam sua beleza.
Mas haviam também Jardineiros que de vez em quando vinham para ajudar nesse cuidado. 
Certa vez, a Jardineira chefe, ordenou que mais Jardineiros fossem ao lindo Jardim para auxiliar no cultivo das plantas.
O Jardim foi ficando cada vez mais formoso, era um colírio aos olhos...
E assim, cada Jardineiro ficou incumbido de determinada parte do Jardim. O trabalho foi dividido de forma que todos pudessem realizar o trabalho com maestria.
Conforme o trabalho rendia, aquele que tivesse o pedaço do Jardim mais bonito ia ganhando notoriedade, ia ganhando outros espaços, tinha reconhecimento.
Acontece que, nem todos os Jardineiros tinham a mesma habilidade com as plantas. Assim, haviam espaços no Jardim que tinham mais flores ou frutos que outros.
E da mesma forma, os que não eram hábeis, acabavam sendo esquecidos e nada reconhecidos.
E assim foi passando o tempo...
Certa vez, ao entrar no local de rega, um Jardineiro notou que as orquídeas que havia cultivado com tanto carinho e amor, estavam quebradas.
Notou também que o pé de jabuticaba estava com frutas faltando.
Sem falar da samambaia estava murcha, murcha...
Aquilo lhe causou uma tristeza tão grande que sequer conseguiu trabalhar nas outras plantas e foi embora.
Voltou no outro dia e ao passar por entre as rosas, o comigo-ninguém-pode e a macieira de seu Jardineiro vizinho, notou que haviam orquídeas e samambaias na macieira dele!
Perguntou então:

- Vizinho Jardineiro, eu não sabia que você tinha essas plantas no seu Jardim. Desde quando elas estão ai?

- Poxa vizinho, sabe que não sei como elas vieram parar aqui? Aceita um biscoito com geléia de jabuticaba que acabei de fazer?


Fim.
Enchanted forest:

Thursday, June 02, 2016

Pensamento do Mês

"A inspiração que você procura já está dentro de você.
Fique em silêncio e escute."

Rumi*

DIY Decoração: Posters para imprimir:



*Rumi (1207-1273) foi um poeta e mestre espiritual persa do século XIII. Seus poemas adquiriram grande popularidade principalmente entre os persas do Afeganistão, Irã e Tajiquistão

Tuesday, May 31, 2016

Por que a aula fica chata?

Oie!!


Sabe aquela preguiça de ir para a aula?
Notou que começa a dar desculpas das mais esfarrapadas para não ir?
"Está chovendo"
"Está muito calor"
"Está muito frio"
"Estou com cólica"
"Tenho reunião de trabalho"
"Vou acordar cedo amanhã"
"Peguei muito trânsito"
Está certo. Algumas vezes pode até ser verdade. Mas todas as vezes?
Observe se está utilizando essas saídas para fugir da aula. Faz quantas semanas que você não vai?

Dai você pensa: poxa, eu gostava tanto. Tinha tanta vontade de aprender. Perdi o tesão....

O que pode ter acontecido?
Vou te dar alguns possíveis motivos:
1 - A modalidade não era o que eu esperava - Tudo bem. Ninguém é obrigado a gostar de nada. Se você se dá melhor assistindo do que fazendo, tudo certo.
2 - Não estou gostando da turma. - Que tal chegar na Professora e dizer o que está acontecendo? Se não conseguir resolver na turma, talvez ela tenha outras opções de horários para você, né?
3 - A didática é maçante. Muito repetitiva. - Aqui vou me aprofundar um tiquinho:

De uns tempos para cá, as aulas de dança do ventre sofreram modificações até mesmo para acompanhar a dança, propriamente dita, que se modernizou e sofre influências de outros estilos (sim! admitamos!).

No entanto, noto que, enquanto nos primórdios, a aula era aquele copia e cola, aquele chega e vai dançando, onde as alunas iam vestidas com figurinos, etc., hoje, a aula virou algo extremamente técnico, frio, chato mesmo. É do 8 ao 80.

A técnica para o movimento é de suma importância para a realização do mesmo.
Mas existem maneiras de usar técnica sem ser mala.
Usar nomenclaturas complexas, nomes esquisitos e termos que nenhum leigo vai entender só distancia o professor do aluno.
Não há nada de errado em começar pelo lúdico (sabe Educação Infantil?) e ir aos poucos inserindo a aluno (o) nesse universo novo.
Agora, verdade seja dita: é preciso de treino e repetição para que o movimento saia bem feito. Não existe segredo.
Não quer que a (o) Professor (a) fique repetindo toda a aula, estude em casa mais vezes. Facilita.

Há momentos no estudo que as coisas ficam mais difíceis mesmo. Como qualquer estudo.
Seja porque você tem mais dificuldade, seja porque não goste mesmo.
Garanto: passa.

Outra coisa para você Professor (a): se a aluna (o) avançou, deixe-a (o) ir! Prender aluna (o) na turma vai desmotivá-la (o).

Beijo e até mais


for all the emotionally empty places that seem overwhelmingly social - Jenny Yu.:






Thursday, May 05, 2016

E o lencinho de quadril?

Oie!


Qual a primeira pergunta alunas(os) fazem ao começar a frequentar aula de dança do ventre?
Precisa usar lenço de quadril?
Eu respondo: não.
Mas por que usam?
Eu diria que o lencinho de quadril é um acessório que define, mais do que qualquer outro, o "uniforme" da aula de dança do ventre.
Quando uma pessoa coloca o "carão" na janela para ver o que está rolando e vê pessoas de macacão/legging e o lenço amarrado na cintura, logo solta: Ah, é aula de dança do ventre (mesmo que a música não seja).
Além disso, ele marca o nosso principal local de "trabalho" - o quadril.
Eu particularmente, uso o lenço sem moedas ou pingentes. Mas isso é gosto. Eu costumo usar lenços com tecidos mais leves e até mesmo algum véu que já esteja mais surrado.
Hoje, no mercado, você encontra lenços de tudo quanto é tipo: com moeda, de crochê, de seda, com miçangas, com fuxicos, etc...
E também uma variedade de marcas e fornecedores.
Outro ponto importante é que os lenços não são utilizados somente em sala de aula. Você vai vê-los também no estilo Baladi, por exemplo. Quer ver?


*Eu amo o trabalho da Marta Korzun! Quando tiver um tempinho vai fuçar.

Fica tranquila(o), com o tempo você vai querer ter uma coleção deles!

Beijo e até mais!

Ju







Monday, May 02, 2016

Pensamento do Mês

"Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores."
Khalil Gibran *



*Gibran Kahlil Gibran (1883 - 1931) foi um célebre escritor libanês que fez carreira nos EUA, escrevendo diversos livros em árabe e em inglês. Também se dedicou ao mundo das artes, expondo suas obras em Boston, NY e Paris.

Friday, April 29, 2016

Por que fazer aula experimental?



Olá!


Sabe por que você agenda uma aula experimental?

1. Para conhecer a professora e o trabalho dela;
2. Para conhecer o espaço/escola;
3. Para conhecer a modalidade;
4. Para saber se consegue acompanhar a turma.

Não a toa, a grande maioria das escolas e professoras oferecem essa oportunidade a você.

E cabe, não somente para quem é iniciante, mas também para quem está em níveis mais avançados.

Sabemos que cada escola e professora se utiliza de determinado método para ensinar e isso vai fazer diferença logo no primeiro contato - Dica para professoras (es): Tenha um método didático!

Outro ponto é o próprio espaço físico. Você precisa conhecer o lugar e sua localização. Ele precisa ser agradável aos seus olhos. Tem que ser confortável para você. Dica para locais: Limpeza, organização e recepção fazem toda a diferença!

Se você nunca praticou, mas tem vontade e ama ver bailarinas dançando, isso não significa que quando fizer aula vai ser como esperava. Às vezes, você experimenta e acredita que é melhor espectador (a) do que dançarina. Dica para você: Você pode fazer aula como hobby ou como atividade física. Não é obrigatório se apresentar.

Quando a turma já iniciou, você precisa se inserir no que já está acontecendo, a adaptação é muito mais sua que do restante e a empatia inicial vai contar nesse momento. Dica para professoras (es): Acolha o (a) novo (a) com carinho e gentileza. Todo mundo quer se sentir bem vindo. Faça com ele (a) o que gostaria que fizessem com você e oriente o restante da turma. Dê o exemplo.

E você, já agendou sua aula experimental hoje?

Como foi sua experiência?

No jardim sem cores com o tempo dará flores
Se plantei chorando sorrindo eu vou voltar
-Marcela Taís
Tempo de viver o novo de Deus!

Beijo

Ju


Thursday, March 10, 2016

A pergunta que não quer calar

Para você, é pior:

a) Dançar sem cachê

b) Dançar com cachê baixo

c) Não ter onde dançar


Fiquem a vontade, inclusive para dar outras alternativas.
Mas vamos partir do princípio que sejam somente essas. Aliás, são as mais corriqueiras, não??

Me ajuda ai!


ponto de interrogação - Pesquisa Google:


Beijo

Ju


Thursday, February 18, 2016

Pensamento do Mês

"Ignore, supere, esqueça. Mas jamais pense em desistir de você por causa de alguém." 
Clarice Lispector

DIY Decoração: Posters para imprimir:


*Clarice Lispector: foi uma premiada escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira — e declarava, quanto à sua brasilidade, ser pernambucana —, autora de romancescontos e ensaios sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, sendo considerada uma de suas principais características a epifaniade personagens comuns em momentos do cotidiano.

Thursday, February 11, 2016

Improviso Consciente



Olás!!

Sim, eu sei que todo mundo já falou sobre esse assunto, mas achei que devia escrever  e colocar minha opinião sobre o tema.
Improvisar é causa de tremedeiras, taquicardias, nervosismo e bloqueios de toda ordem em alunas (em profissionais também!).


IMPROVISAR:
fazer, arranjar de repente, sem preparação, organizar às pressas.

É o significado do verbo literalmente.
Podemos, adaptando para o universo da Dança, retirar o termo "sem preparação" e usar o restante, sem problema algum.

Não vou falar para você: ah, se joga! coloca a música e vai! NÃO!!!
A preparação é essencial para que o improviso aconteça.
Vamos então separar parte a parte:

1. COM preparação: Durante as aulas regulares o aprendizado se concentra muito mais na parte técnica do movimento. A cada aula você aprende um passo e como executá-lo. A repetição é importantíssima na medida que somente ela levará à execução perfeita do mesmo. À medida que você o faz ele vai ficando mais "orgânico", começa a sair sem que você "pense" para fazer.

2. Arranjar de repente: A Professora/Professor passou a parte técnica e solta um: AGORA VOCÊS. - pânico geral. Aproveite! Agora é a hora. Tem alguém que você confia olhando. Não tenha vergonha. Ser surpreendido nos faz agir mais rápido.

3. Organizar às pressas: Depois da surpresa, você precisa então, rapidamente, colocar a cabeça e o corpo para funcionar (ao mesmo tempo) e realizar o exercício. Mas não esqueça de respirar. Lembre do número 1.

4. Fazer: pronto. Você nem vai acreditar, mas estará dançando (sem estar coreografada/o). 

Veja, o improviso deve sim ser trabalhado desde o início, desde o Básico, desde sempre. O improviso aqui não deve ser tratado como algo complexo. É algo trabalhado, passo a passo. Dançar uma música inteira com apenas um conjunto simples e pequeno de passos sem que seja coreografia é sim improviso.

Outras dicas:

- Ouça muita música árabe!
- Exercite em casa também!
- Faça aulas extras!
- Sempre que for convidada/o: DANCE!

Bons estudos!

- inspiration for SexyMuse.com - ... wow... the movement...!!!:

Thursday, February 04, 2016

Vamos Trabalhar!!



Chegou 2016!
Pensando no ano passado, refleti muito sobre quais estratégias usar esse ano em termos de trabalho.
Não, o ano passado foi difícil.
Sim, esse ano não será fácil.
Mas não vou entrar aqui em detalhes financeiros, econômicos e tampouco políticos.
2016 é um ano para o trabalho. De verdade. Suado. Batalhado.
É para arregaçar as mangas e sair na luta.
É para fazer diferente. Para oferecer novidade.

Então:
Vamos estudar mais para oferecer mais e melhor!
A não ser que você queira ser engolida (o) pelo mercado que vem comendo pelas suas beiradas.
Eu continuo estudando. Sempre.
Faço pesquisas diárias de material, de sons, de novidades e de mercado. Sempre é bom saber o que está acontecendo a sua volta....

Você organizou seu ano?
Sabe onde quer chegar?
O que vai oferecer?
Compartilha comigo!!!


Muito sucesso em 2016!!!!

Beijo e até a próxima


desenhos animados - Pesquisa Google:

Thursday, January 28, 2016

Pensamento do Mês

"Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer"
Steve Jobs*


máquina de datilografia antiga desenho - Google Search:



* Steve Paul Jobs foi um empresário, magnata americano no setor da informática. Co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple, revolucionou as indústrias de: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefonia móvel, publicações digitais e tablets. Além de sua ligação com a Apple, foi diretor executivo da Pixar e acionista individual máximo da Walt Disney.

Thursday, December 03, 2015

Pensamento do Mês

"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida."
Confúcio*


*Confúcio (551 a.C.-479 a.C.) foi um filósofo chinês, criador do confucionismo, um conjunto de ensinamentos sobre moral e ideologia política que veio a triunfar na China por volta do século II a.C.






Thursday, November 26, 2015

Sobre certezas

Muitas vezes achamos que quando TODO MUNDO está num lugar ou numa situação ou tem um status bacana, desejamos estar, ser ou ter aquilo para nós.
Ocorre que, nem sempre funciona assim.
Você já se perguntou se quer mesmo aquilo?
Se deseja realmente estar naquele lugar?
Se quem está/tem/possui é de verdade feliz?
Essa realidade inventada por aquele que almeja o do outro é muito prejudicial.
Olhar o do outro e achar que ele está sempre melhor que nós é uma utopia.
O que o outro mostra, nem sempre pode ser o que realmente é.
Tente conversar com alguém que tenha ou esteja numa situação que você gostaria de ter ou ser. De preferência alguém que você tenha intimidade, porque senão pode ser que a pessoa não conte todas as verdades para você, dai voltamos para o começo.
Eu já quis muitas coisas porque muita gente as possuía. Tentei. Uma única vez. Cansei, de cara.
Não era para mim.
Não era o que eu queria. Era o que eu achava que os outros esperavam de mim.
Depois que me livrei dessa falsa meta, consegui enxergar muito além.
Conseguir ver oportunidades onde eu sequer tinha imaginado.
Foquei naquilo que definitivamente era para mim. Sou feliz agora. Estou no caminho certo para mim, certeza!

Beijo, tchau.



Thursday, November 19, 2015

Começando a ser gente para se tornar alguém no mundo e logo gente que faz

Quando você começa é só um começo de gente.
Dai você encontra um grupo de começos de gentes e se insere nele.
Juntos, esses começos de gente vão crescendo e descobrindo novas coisas, aprendendo e se realizando.
Alguns ficam começo de gente para sempre (as vezes por escolha mesmo), outros vão se tornando alguém no mundo.
Quando nos tornamos alguém no mundo, começamos a juntar começos de gente e vamos formando novos grupos, a fim de que possamos compartilhar nossa caminhada até aqui.
Sendo alguém no mundo, você acaba encontrando outros alguens no mundo.
Muitas vezes, gente que é alguém no mundo se junta e forma outros grupos (só de quem é alguém no mundo) a fim de juntar os grupos de começos de gente.
Dai junta tudo: grupos de começos de gente organizados por alguém no mundo.
Sempre tem alguém que se destaca dentro desse grupo. Essa pessoa é a gente que faz.
Gente que faz realiza coisas novas, influencia as pessoas, forma opiniões, lidera grupos enormes de gente (que é alguém no mundo e em consequência começos de gente).

Agora volta tudo: de onde veio o gente que faz?
Ah tá, ele era um começo de gente, que virou alguém no mundo e se tornou então gente que faz. Parabéns para essa pessoa, que passou por todas as etapas com louvor. Que não esqueceu as origens, que se orgulha em poder criar novas pessoas, abrir portas e dividir sabedoria. É um líder nato!

Pena daquela gente que faz  que acha que fez e faz tudo sozinho, que não precisa de ninguém e que está acima do bem e do mal. Que acredita que para chegar onde está todo mundo precisa sofrer e galgar sozinho os caminhos da glória. Para você gente que faz (medíocre), meus sinceros sentimentos.


Beijo e tchau



Thursday, November 12, 2015

Era uma vez um Pé

Era uma vez um pé.
Ele nasceu fofinho, parecendo uma bisnaguinha.
Dai ele cresceu e começou a se vestir, pois não podia sair pelado na rua.
Na verdade, ele só ficava pelado mesmo na hora do banho e para ir na praia ou piscina.
Um vez, o pé resolveu que queria dançar.
Na primeira aula colocou uma sapatilha. Se sentiu apertadinho.
Tempos depois, resolveu colocar salto. Nossa, no final do dia estava latejando, apareceram calor, bolhas e afins.
Então, ele encontrou um lugar onde era permitido dançar "peladinho"!!! Dai foi a Glória!
Ele nunca mais quis parar de dançar peladinho. Era na aula, era no show, lá estava ele: livre.
De vez em quando ele precisa se "vestir" - de sapato, sapatilha ou salto, mas só de pensar na liberdade de poder escolher sua roupa, ah, ele fica todo animadinho.

Fim.


Thursday, November 05, 2015

Pensamento do Mês

"Não levante a voz, melhore seus argumentos" 
Desmond Tutu *



* Desmond Mpilo Tutu (Klerksdorp7 de outubro de 1931) é um arcebispo da Igreja Anglicana consagrado com o Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o Apartheid em seu país natal. Desmond é o primeiro negro a ocupar o cargo de Arcebispo da Cidade do Cabo, tendo sido também o Primaz da Igreja Anglicana da África Austral entre 1986 e 1996.

Thursday, October 29, 2015

Estica e Puxa

Olás!

Olás especial para você que é puxa-saco, baba-ovo, bajulador/a, adulador/a.

Deus está vendo!

Pare de rasgar seda com o único e pouco louvável objetivo de conseguir algo para seu próprio benefício.

Salvo se você não estiver percebendo seus atos, vou te dizer: Para que tá feio!

Há diferença entre fazer porque é fofona, porque é educada ao extremo, blá, blá, blá (eu não suporto gente fofa demais - me parece falso) e fazer com intuitos escusos.

Eu sou uma pessoa pró-ativa, disponível, prestativa e educada, mas faço até onde acho que cabe no meu limite.

Por exemplo: a professora pergunta se você pode auxiliar na aula e participe dos ensaios. Você que não está morta diz: claro, só preciso ver minha agenda e minha disponibilidade. No que eu puder ajudar estarei presente. A professora agradece e vê em você uma parceira.
Agora, você que é puxa-saco responde: MAS É CLARO QUE SIIIIIIM! VOU COM O MAIOR PRAZER! SE QUISER EU MONTO A COREOGRAFIA, FAÇO CHAMADA, SIRVO CAFÉ, NÃO DURMO E ME FAÇO DE CAPACHO! - isso tudo assim mesmo, gritando, em êxtase. A professora agradece e vê em você uma otária.

Ora, deixa de ser ridícula....
Se respeite.
Para que tá feio (de novo).

Lembre-se que quando fazemos as coisas de maneira racional o resultado se mantém por muito mais tempo. Projetos que só levam a emoção em consideração, duram o famoso que seja eterno enquanto dure....


Beijo e tchau








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