Aqui tem

Ju Sobral

Blog com informações, dicas e atualidades sobre a dança do ventre, Voltado para alunas, profissionais e curiosos

Thursday, March 08, 2012

Resultado do Sorteio



Meninas!

Saiu o resultado do sorteio realizado em parceria com Izza Artigos do Oriente.

Parabéns para: THATY RABACHINI

Thaty, por favor, entre em contato conosco para que possa receber seu prêmio em casa.

Obrigada a todas que participaram.

Aguardem próximos sorteios!




Friday, January 27, 2012

Sorteio!


É com muita alegria que anuncio o primeiro sorteio do blog!
Em parceria com Izza Artigos do Oriente, sortearemos esse lindo lenço indiano:


Quer ganhar? Siga as instruções:

1 - Siga-nos no Twitter (@JuSobral e @izzartigos)
2 - Siga o blog Izza Artigos do Oriente
3 - Curta a página Ju Sobral
4 - Compartilhe nas redes sociais

Deixe aqui seu comentário para que possamos entrar em contato.
O sorteio será realizado dia 29/02/2012.

Sucesso!



Monday, January 23, 2012

Mais um trabalho



Fui convidada pela linda Juliana Batista, do site/blog Cantinho Oriental, a fazer parte de um novo projeto.
Querendo transformar o blog numa espécie de revista eletrônica direcionada à dança, ela escolheu entre diversas blogueiras a pessoa que aqui escreve para contribuir com as entrevistas.
Fiquei super lisonjeada, porque é um convite, sinal de que confia e gosta de meu trabalho. Olha a pessoa no teto agora.
Estou ansiosíssima para publicar a primeira de muitas entrevistas e, com certeza, essa vai ser um estouro! Aguardem!
Obrigada Ju pela super parceria iniciada agora, que seja de muito sucesso para todas nós!

  



Friday, January 20, 2012

Sobre Dança Ativa


No final de 2010 desenvolvi a Dança Ativa a partir das aulas de Aeroventre, já que gostaria de atingir um público mais amplo e porque adoro fazer passinhos do tipo "Ballet do Faustão".
Vi esses dias que a modalidade é febre em várias academias e ganhou o nome de AeroRetrô.
A aula consiste em misturar passos curtos e sequências curtas, caras e bocas e nenhum instrumento como pesos, cordas, cama elástica, etc...
A trilha sonora é retro: Madonna, Michael Jackson, George Michael, trilhas de filmes tipo Footloose, Fama, etc.. Mas também aprecem de vez em quando: Shakira, Britney e coisas pops mais modernas.    
Os alunos batem palmas, soltam gritinhos e interagem com muito humor!
Emagreça sorrindo!



Tuesday, January 17, 2012

"O Edifício Yacoubian"


Passando nos canais num sábado chuvoso regado a vinho e em companhia de meus maiores amores, encontrei, na TV Cultura, durante Mostra Internacional de Cinema o excelente filme "O Edifício Yacoubian", de 2006.
Parei para ver, primeiro porque a língua falada era árabe e conforme passavam as cenas, mais interessante ficava.
Eu já tinha assistido trechos de filmes egípcios por conta de meus estudos de bailarinas da Era de Ouro do cinema, mas nunca havia parado para assistir uma película inteira.
Esse filme é mais moderno, com uma trama cheia de surpresas inesperadas e melhor, retrata a decadência de uma cultura tão rica, mostra o estilo de vida de um povo que ora se vê cercado de morais religiosas, ora cercado de ocidentalismos.
Destaque para o ator Adel Iman , "conhecido" meu de outros filmes com bailarinas.
Abaixo trailer:



Wednesday, December 28, 2011

Para você....


meu filho, que me faz feliz a cada dia, o maior amor do mundo
meu marido, que suportou todas as minhas angústias, loucuras, desabafos e palhaçadas
minha família, que me ajuda um tantão sem nada em troca
minhas parceiras e meus parceiros de trabalho, que dividem comigo a batalha diária de nossa profissão
minhas alunas, que fornecem o gás para continuar a estudar e compartilhar conhecimento
meus amigos, que mesmo distantes me fazem lembrar todos os momentos que passamos juntos
meus admiradores, que me aplaudem mesmo que em silêncio

Obrigada pelo ano que passamos juntos, pelas realizações e conquistas, pelo apoio, por ajudarem a construir meu 2011.

Que o próximo seja próspero, positivo, iluminado, feliz, e cheio de amor!


Monday, December 19, 2011

Balanço Final - 2012


O ano está acabando, mas já estou de férias com a dança.
Meu primeiro semestre foi de erros e acertos (mais erros, é verdade), mas compensou pela experiência que me guiou para o segundo semestre.
Comecei o curso técnico no Shiva Nataraj.
Foi ótimo! Conheci muitas pessoas novas, fiz vários contatos bacanas e acrescentei a minha dança novas sensações, novo ritmo, novos sentidos. É só o começo.
Descobri que a Dança Cigana é muito divertida e, em certos momentos, até mais sensual que a dança do ventre. Não, não estou abandonando a dança do ventre. O jazz me deu força e flexibilidade para minha dança. 
Passei pela banca avaliadora do Restaurante Jaber e lá estou eu, integrando o casting e dançando com bailarinas maravilhosas. 
Participei do Festival Nacional Shimmie + BFD, sem dúvida um marco para mim: banca com os mais mais da dança, desfile de figurinos, concurso de beleza, workshops e espetáculo, pacote completo (leiam nos posts anteriores meu Diário de Bordo sobre cada um dos acontecimentos).
Esse também foi o semestre dos preparativos para o espetáculo de final de ano da escola onde dou aula, ou melhor dava....
É, eu tinha certeza que esse semestre fecharia o ano com chave de ouro, mas por um "acaso do destino", não foi bem assim.
Infelizmente, faltando pouco para o espetáculo, soube que a escola fecharia, a princípio temporariamente, sem previsão de volta.
É triste saber que o local onde você conviveu por tantos anos, fez tantas amizades, colheu frutos, investiu, não vai mais existir. É um falecimento, ao meu ver. Fiz de lá minha segunda casa, fiz das pessoas minha segunda família.
Por outro lado, começo a enxergar que talvez seja uma oportunidade para me jogar a novos rumos, novas direções, novos contatos, novas perspectivas. Realizar trabalhos diferentes, conhecer outras filosofias, conquistar mais espaço. Sim, acredito que 2012 será o ano das conquistas, para mim e para todas (os) nós!
Fecho meu ano e concluo que: nem tudo dura para sempre, mas aquilo que você agregou como experiência ficará impresso em você por uma eternidade.
Que venha o novo!






Friday, November 18, 2011

Belle Epoque - Esmeralda


Mais uma da série "Belle Epoque", dessa vez com a internacional Esmeralda!


Esmeralda


Integrar o casting "Bellydance" era: um marco para a pequena de 18 anos
Integrar o casting "Bellydance" é: uma realidade

Trabalhar como bailarina no exterior era: uma aventura sem prazo de validade
Trabalhar como bailarina no exterior é: uma experiência válida para sempre

A dança árabe antes de morar fora era: uma paixão
A dança árabe depois de morar fora é: um casamento bem sucedido

Queria voltar para: me salvar da saudade
Eu voltei para: aprender

Estudar Ballet Clássico ajudava: a ter disciplina, postura e manter minha juba escondida num coque
Estudar Ballet Clássico ajuda: a ser uma profissional cada vez melhor

Meus figurinos de dança eram: roupas mágicas de miçangas e canutilhos
Meus figurinos de dança são: minha segunda pele com muito cristal

Criar um sapato em parceria com a Capézio era: um atrevimento
Criar um sapato em parceria com a Capézio é: uma batalha diária

Reeducar a dança era: uma audácia
Reeducar a dança é: uma questão de paciência

O Projeto DancEsmeralda® era: uma sementinha
O Projeto DancEsmeralda® é: um sucesso!

10 anos atrás eu era: uma Bailoca em construção
Hoje eu sou: uma Bailoca em eterna lapidação




Mais informações em: http://www.dancesmeralda.com.br/pt/








Monday, November 07, 2011

Diário de Bordo - Festival Nacional Shimmie + BFD - Concurso "Divas"



Sábado, 15 de outubro de 2011
Ainda no Hotel Blue Tree Towers Faria Lima
Previsão de início do concurso: 18:00 horas


Ainda era frio e chuvoso lá fora, mas dentro do Hotel era só calor.
Eu não sentia, mas estava cansada depois da maratona da parte da manhã. Na verdade, era melhor não sentir nada mesmo, afinal ainda tinha uma longa jornada pela frente.
O Concurso "Divas" tinha como proposta escolher entre as candidatas aquela que melhor representasse o estilo Diva-de-ser.
Me inscrevi no concurso com o intuito de aparecer. Queria me jogar mesmo. Não tinha a intenção de ganhar. Queria entrar lá, fazer parte daquele mundo, conhecer pessoas novas, me divertir, tirar uma onda.
Durante a semana do evento recebemos emails da organizadora (a linda Najla Hayek) pedindo informações sobre nós: altura, peso, idade, cor de olhos e cabelos, etc.
Até aí tudo bem. Até que recebi email com um questionário que seria lido enquanto desfilávamos. Daí pensei: pronto, vai ser mais divertido do que eu pensava, vai ser bem "miss".
Bom, uma hora antes do evento, nos concentramos numa das suítes do hotel e lá nos conhecemos, trocamos algumas figurinhas, ensaiamos, experimentamos as roupas.
Nos maquiamos e descemos para o lobby aguardando nossa entrada.
Vestíamos um macacão da Tetê e desfilamos com seus véus com a trilha "Dadivosa" de Ana Carolina. enquanto isso, Najla nos apresentava ao público e juri seleto.
Em tempo: assim como no 20Ver, apenas 6 meninas se aventuraram nessa. Uma pena....
Saímos do palco e rapidamente nos trocamos para o desfile da Simone Galassi. Cada uma teve um figurino escolhido a dedo. Um luxo!
Desfilamos e ficamos no palco para as perguntas dos jurados. Bem "Miss" mesmo!
Minha pergunta foi sobre a mudança de meu corpo desde que comecei a praticar dança do ventre. Achei tranquilo e respondi bem "Miss".
Aguardamos todo o show de gala para recebermos os resultados.
Tchan, tchan, tchan, tchan......!!!!!!!
Terceiro Lugar: Shaina Nur!
Clap, clap, clap.
Segundo Lugar: Ju Sobral! (eu mesma)
Clap, clap, clap
Primeiro Lugar: Yasmin!
Clap, clap, clap
Nunca me diverti tanto, nunca pude entrar tanto num personagem como dessa vez, nunca fui tão querida, nunca me senti tão linda...rs
Fiz amizades novas, ainda colho os frutos dessa competição. Fiz sucesso! Eu sou sucesso! rs
Ainda mantemos contatos, trocamos idéias e compartilhamos as alegrias e infortúnios de nossa profissão. Isso é o que de melhor poderia acontecer.
Shimmie, Simone e Najla: tem que fazer todo o ano!
Se eu vou concorrer de novo?
Acho que não, acho que esse papel só me coube uma vez, e foi essa. Aliás, muito bem aproveitada.








Tuesday, November 01, 2011

Diário de Bordo - Festival Nacional Shimmie + BFD - Workshops


Sábado, 15 de outubro de 2011
Chegada no Hotel Blue Tree Towers Faria Lima: 08:00 horas


Observou bem a hora de chegada?
Pois é.
Cheguei em casa 1:00 hora da manhã depois de muito ensaio e um jantar delicioso com o Corpo de Baile, Tarik, Lulu e Farida.
Estava exausta, mas me concentrei para o dia que viria.
Despertador a postos, dormi e tive a sensação de acordar depois de um suspiro.
O workshop tinha acabado de começar: Lulu Sabongi - Técnicas de Improviso
Fiquei absolutamente satisfeita, entre outros motivos, porque ela falou e ensinou exatamente o que tinha observado em minha dança na noite anterior.
Lulu é clara e objetiva quando fala. Demonstra segurança e conhecimento. É uma mestra.
Na sequência, fiz o workshop com a incrível Farida Fahmy - Técnicas atuais. Meu primeiro work internacional.
Que delícia, que delicadeza. Quanta generosidade. Quanta classe.
Foi nesse work que aprendi novas maneiras de abordagem para os movimentos ondulatórios. Tudo muito sutil, mas com muito sentido. Amei!
Ah, no dia seguinte, ainda tive o prazer de fazer o work sobre Muwashahat. Esplêndido! Ela passou uma sequência completa e ainda nos foi permitido gravar para estudar depois. Comprei o cd, que aliás é lindo!
As aulas foram ótimas, as mestras são sensacionais, mas vou dar meu aval final:
Eu achei que já tinha visto de tudo, mas as alunas de workshop chegaram a me dar medo.
Eu frequento show de rock, já fiz bastante tietagem, mas "peraí"!
Se eu estivesse dando a aula ficaria constrangida.
É um empurra-empurra.
Quem está para trás não consegue ver nada (tivemos que trocar as linhas várias vezes).
As pessoas se amontoam nas professoras e umas nas outras.
Credo!!
Tem momentos que parece o fim do mundo.
Onde estão as pessoas civilizadas?
Falta um pouco de educação e solidariedade né pessoal?
Bom, tirando essa parte "trash", foi tudo perfeito e proveitoso.
Na verdade, foi uma amarração para meu dia anterior. Tudo caiu como uma luva...












Wednesday, October 19, 2011

Diário de Bordo - Festival Nacional Shimmie + BFD - 20Ver


Sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Chegada no Hotel Blue Tree Towers Faria Lima: 17:00 horas

O dia era nublado com perspectiva de chuva.
Eu, ansiosa e eufórica pelos próximos acontecimentos.
O 20Ver tinha como proposta formar uma banca avaliadora que assistiria uma bailarina por vez e após a apresentação conversaria individualmente sobre seus pontos fortes e aqueles que precisariam de melhoras.
Uns 15 dias antes do evento cada uma recebeu em casa um cd com 20 músicas (clássicas) que deveriam ser estudadas e seriam sorteadas minutos antes da apresentação. Ninguém sabia qual música ia dançar.
Resolvi me inscrever no 20Ver primeiro porque não se tratava de concurso, depois, porque estava atrás de direcionamento para meus estudos: queria saber para onde ir, o que precisa melhorar, uma consultoria mesmo.
Bom, me arrumei no hotel e me juntei as outras 6 meninas (sim, só 6) aguardando a minha vez.
Todas pareciam tranquilas, com um ou outro momento mais tenso, mas nada de mais.
Música sorteada: Talisman ou Talismã.
Fiquei mais sossegada, já tinha dançado uma ou duas vezes a música e ela não era das mais longas, tinha 5 minutos e alguns segundos.
Entrei na sala e lá estavam: Lulu Sabongi, Farida Fahmy, Aziza, Kahina e Tarik (nessa ordem) sentados numa mesa redonda de toalhas brancas, prontos para me ver dançar.
Dancei.
Nunca dancei tão rápido. Nunca dancei tão cega. Nunca dancei para público tão notável.
Ao terminar, minha sensação era de êxtase misturado com missão cumprida.
Sabia que não tinha feito meu melhor, mas estava satisfeita por ter passado por aquilo.
Sentei à mesa com eles e Lulu Sabongi, super atenciosa e feliz por estar fazendo aquilo, em nome de todos, falou comigo: em suma sobre minha leitura do taksim, sobre a pouca utilização dos arredondados, sobre a expressão. E eu lá: em êxtase.
Em seguida, Farida Fahmy, uma mulher incrível, chique, classuda e sem dúvida digna de toda a admiração que recebe, falou diretamente comigo em inglês traduzido por Lulu: que tem observado como todas nós dançamos parecido (sic). E eu lá: em êxtase.
Agradeci a todos, sai e permaneci uns 15 minutos ainda em êxtase.
Tomei um chopp no bar do hotel e relaxei. estava feliz da vida!
Recebi todas as avaliações por escrito, tirei fotos, bebi mais um chopp, missão cumprida.
Sem dúvida foi a melhor coisa que eu fiz para minha vida dançante ter participado disso. É inexplicável a sensação de ter a sua frente pessoas que admira, nas quais se espelha, que possuem conhecimento absurdo da arte e que, acima de tudo, te tratam como iguais.
Fui feliz e ainda sinto felicidade em mim.  





Friday, September 30, 2011

Meus progressos


Como sabem, faço o Curso Técnico em Dança na escola Shiva Nataraj.
Além das aulas teóricas e dirigidas, teremos avaliação técnica periódica em três modalidades: uma escolhida para especialização e outras duas à critério do aluno.
Eu pratico jazz e dança cigana e também serei avaliada nessas. Contarei quando fizer.
Semana passada fiz minha primeira: danças árabes.
É incrível como dançar por si só não funciona.
Para que se chegue num resultado positivo várias coisas devem trabalhar em conjunto: corpo, mente e espirito.
É por isso que além da prática na dança estudamos:
Administração: porque eu tive que me organizar para que a prova acontecesse;
Criação Coreográfica: para me tornar criativa;
Preparação Física: para aguentar o pique; e
Consciência Corporal: para saber utilizar meu corpo aliado a minha mente.
O espírito? Ah, o espírito se regojiza com o esforço e conclusão, está satisfeitíssimo!
Garanto que minha dança sofreu evolução considerável e que meu patamar de qualidade subiu, com louvor.
Fui avaliada pela Profª Kelly Obara (coordenadora da especialização em danças árabes) e foi super bacana o resultado: meu deu um notão, parabéns e várias dicas super legais.
Minha meta é levar um 10,00 , mas achei bonito o 9,5.............


PS.: em outubro passarei por outra avaliação só com gente fera, conto depois.


Friday, September 23, 2011

Bailarina Digital


Oi pessoal!

Ganhei mais um selo!
Segue o link de minha entrevista para o blog Marketing para Bailarinas:

http://marketingparabailarinas.blogspot.com/2011/08/bailarina-digital-ju-sobral.html


Obrigada Vanessa Veiga pelo apoio e convite mais que especial!


Monday, September 12, 2011

Desenvolvimento de Espetáculo - Da Criação Coreográfica


Desde que iniciei meus estudos no Curso Técnico em Dança muito já mudou em minha dança, em especial no que diz respeito à criação coreográfica.
Me lembro de minha primeira coreografia: era simples, com pouco repertório; limpa, mas singela.
Com o passar do tempo, houve evolução criativa, mas ainda tímida.
Percebi novas possibilidades e comecei a transpor a barreira entre somente técnica e técnica com inspiração. Mas foi só o começo.
Acabo de terminar uma das coreografias que minhas alunas apresentarão no espetáculo de final de ano da escola onde dou aulas e, posso garantir: me superei! Em tempo e qualidade.
Não só eu, mas as alunas também. 
Ficou muito mais interessante, mais expressiva, consegui colocar dentro da proposta do tema e todas conseguiram acompanhar minha evolução, evoluindo também.
Durante as aulas no curso técnico, aprendi várias maneiras de utilizar minha personalidade na criação coreográfica.
Lá, aprendo dicas e estudo coreógrafos importantes em todas as modalidades.
Mas o que significa coreografia?
Do grego: coreo= dança + grafia=escrita.
É a arte de compor um roteiro de movimentos que compõem uma dança.
Mas não deve ser matemático assim. Afinal, é uma arte.
Precisa ser um conjunto de emoções, técnica e história. Precisa fazer sentido e cativar quem assiste.
E eu acho que finalmente consegui!

Friday, August 26, 2011

Sobre participar de Processo Seletivo



Recentemente participei de um processo seletivo para integrar o casting de bailarinas de um restaurante.
Mas não foi meu primeiro "processo", e posso garantir: todos são "dolorosos".
Quando eu tinha uma "vida normal" participei de várias seleções para estágios e empregos, alguns bem chatos, outros demorados e outros, bem, outros bem ruins, no sentido de serem mal feitos.
Enquanto bailarina, experimentei alguns processos seletivos e fui bem sucedida em uns, outros não. Da mesma forma, uns foram chatos, outros demorados e outros eu prefiro nem comentar.
O que difere os dois tipos, basicamente, é a exposição. Sim, porque aqui não basta mandar um currículo bom, cheio de cursos, boa faculdade e trabalhos consideráveis. Outras coisas são envolvidas.
Também encaminhamos currículos, mas é a prova prática, a meu ver, a mais massacrante.
Envolve não só técnica, mas presença de palco e espírito, roupa, maquiagem, cabelo, mãos e pés. Mas isso é parte da vaidade.
Além disso, envolve carisma, educação, postura, ética e humildade. Tudo isso é parte da educação. E conta muito.
Depois que seu currículo é aprovado você se prepara, escolhe a música, ensaia. Escolhe a roupa, prova. Anota na agenda e vai.
Chega lá e se depara com bailarinas de renome, super boas tecnicamente, algumas conhecidas e outras surpresas. E diz: meu mundo caiu (para não dizer outra coisa).
Faz o que sabe fazer e espera pelo resultado, um martírio.
Daí, no dia que sai o resultado pede para alguém olhar para você, pois não tem coragem. Como somos negativas.
E fica feliz, pois passou!!
Ou, e fica feliz, pois não passou, mas recebeu várias dicas sobre o que fazer para ir melhor no próximo. Ganhou uma consultoria.
Sobre esse último, eu vou dizer: atormentei meu marido, meu filho e meus pais. Passei dias de apreensão. Não conseguia nem falar com minha chefe, e precisava....
Passar nesse último era tudo ou nada para mim (que bobagem), queria a todo custo ser selecionada, pois daí viriam várias oportunidades, meus rumos seriam mais certeiros.
Hoje, mais calmamente, percebo que sou capaz de alcançar meus objetivos, pois sou competente, trabalho direitinho, respeito meus colegas de profissão e evolui profissionalmente, então por que não conseguiria??
Todo mundo tem direito a um lugar ao Sol, então corre atrás do seu!









Friday, August 19, 2011

Vergonha


Eu não deveria, mas ainda me surpreendo com algumas coisas.
O que verão a seguir é uma afronta ao trabalho sério e profissional.
Eu tenho vergonha, mas ainda assim vou compartilhar minha indignação.
Não conheço e é pouco provável que chegue a conhecer qualquer uma das partes envolvidas no vídeo, de qualquer forma, registro que não sei quem é pior: a "professora" por ter submetido a "aluna" nesse embaraço ou a "aluna" por ter permitido a postagem do vídeo (vejam a quantidade de visualizações). Segue:


É de doer. Eu não vejo graça nenhuma.
Tenho o maior cuidado e carinho com aquelas que me procuram para dar aula, me preocupo com elas dentro e fora da sala de aula.
Mantenho-me atualizada para não cometer erros grosseiros. 
Vamos estudar e nos preparar melhor para as aulas, que tal?
Só assim seremos profissionais dignos e nossas (os) alunas (os) sentirão orgulho em mostrar ao mundo como são felizes e amadas.

Wednesday, August 10, 2011

Mahmoud Reda e sua Troupe



Mahmoud Reda é considerado o "pai" do folclore árabe, uma lenda no meio artístico. O pioneiro da dança-teatro no Egito. Co-fundador da Reda Troupe.
Pode-se considerar que foi ele quem introduziu as técnicas de Ballet Clássico nas danças árabes, em especial no folclore. Também utilizava princípios de jazz, dança hindu e folclore russo.
Nascido em 18 de março de 1930 no Cairo, Egito, em família de classe média-alta; seu pai era autor e bibliotecário-chefe da Universidade do Cairo e, com sua esposa criou uma família que viveu cercada de cultura e em sintonia com o modernismo que varria o Egito na época.
Cultuavam o atletismo e tinham dons musicais. Esse ambiente no qual Mahmoud foi criado foi essencial na promoção de suas tendências artísticas, além de seus atributos físicos, que ajudaram ainda mais suas habilidades como bailarino.
Curiosidade sobre Mahmoud: participou dos Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952, representando o Egito na ginástica, após ter ganhado medalha de ouro em campeonato realizado na Alexandria.
Mahmoud formou-se em comércio na Universidade do Cairo. De 1982 a 1990 foi Subsecretário de Estado do Ministério da Cultura.
Coreógrafo e solista em diversas produções, fez turnê em mais de 60 países, tocando nos palcos mais prestigiados do mundo. Também foi ator principal, bailarino e coreógrafo em diversos filmes egípcios. Chegou a ser comparado a Gene Kelly e Fred Astaire.
Entre os locais de suas apresentações podemos citar: Carnegie Hall (USA), Albert Hall (UK), Congress Hall (Germany), Stanilawisky e Gorky Theaters (URSS), Olympia (France) e United Nations (Geneve).
Abaixo, vídeo que ilustra a inserção do ballet clássico na dança árabe. Destaque para os giros e piruetas:



É importante ressaltar que a Reda Troupe começou com um negócio familiar, a partir do casamento entre as família Reda e Fahmy e seu interesse comum pela dança e tradição egípcia.
Mahmoud se casou com a irmã de Farida Fahmy e essa por sua vez se casou com seu irmão, Ali.
Mahmoud foi bailarino principal até 1972. Ensinou os dançarinos e coreografou e dirigiu todas as performances de palco. Com suas coreografias inovadoras, criou um gênero de dança que abraçou muitos estilos. Farida foi bailarina principal por 25 anos. Ela foi um modelo para os bailarinos contratados e sua graça e elegância logo conquistaram os corações dos egípcios.
Em meados de 1970, ela começou a desenhar os figurinos das produções.
Os co-fundadores reuniram seus fundos e com orçamento pequeno realizaram a primeira apresentação em 1959. A Troupe era composta por 6 bailarinas, 6 dançarinos e 12 músicos. A partir de 1961 o grupo foi colocado sob os auspícios do Ministério da Cultura.
Somente a partir de 1970 que reuniram 150 membros entre bailarinos, músicos e técnicos de palco e figurino. O repertório inclui mais de 150 danças que variam entre duetos e trios de damas, interagindo com mais de 30 bailarinos no palco ao mesmo tempo.
Ali Reda, irmão de Mahmoud, sempre foi um homem experiente no show business. Aos 16 anos já ganhava prêmios em concursos de dança de salão, em competições populares na época, como o swing. Mais tarde voltou sua carreira para o cinema. Nos anos de formação do grupo, Ali funcionou como conselheiro artístico e participou de todos os problemas administrativos e gerenciais. Dirigiu dois filmes do gênero comédia musical para a Reda Troupe. Esses filmes são considerados marco na historia do cinema egípcio e são mostrados até hoje na TV.
Observamos que seu trabalho moldurou e influenciou o que hoje é conhecido por dança oriental, sendo certo que muitos nomes da dança foram inspirados por ele: Raqia Hassan, Momo Kadous, Mo Geddawi e Yosry Sherif, entre outros.
Farida encerrou sua carreira na dança em 1983, continuando apenas com seus estudos acadêmicos. A Troupe foi deixada posteriormente nas mãos de outros membros, que não possuiam os mesmos talentos artísticos e de direção.
Todos os professores que surgiram não conseguiram produzir nada de notável e inovador até hoje, e seus estilos somente perpetuam o estilo Reda de técnicas e métodos de ensino.
O talento e a criatividade artísticas dos principais artistas da Troupe deixaram uma herança de dança teatral, cuja rica fonte é utilizada por vários professores e coreógrafos.
Aqui, inseri vídeo da coreografia Muwashahat, remontada por Lulu Sabongi. A dança é pura poesia e descreve a riqueza de movimentos, a bela leitura musical e criatividade imbatíveis de Mahmoud, vastamente encontradas em seus trabalhos:



Reproduzo aqui texto enviado por Lulu Sabongi sobre a dança Muwashahat, encontrada no blog da Bailarina Sasha Holtz (http://sashaholtz.blogspot.com/2010/03/tributo-farida-fahmy_21.html):



“Muwashahat Raqisah
Muwashahat é uma sofisticada forma musical que inclui vocalização e prolongados padrões rítmicos. Este gênero musical se originou na Espanha Islâmica durante o século dez.
Há uma descrição por Al Faruqi em seu artigo, a tradição andaluz, como um poema estrófico apresentado com música, consistindo de repetidos retornos a uma mesma estrofe como um refrão musical.
Jihad Racy escreveu que “é aceito comumente que esta forma musical foi introduzida no Egito por um músico vindo de Aleppo na Syria no final do século XVII. Este estilo se manteve muito presente na cultural musical do Egito até os primeiros anos do século XX.”
Em 1979 Mahmoud Redá produziu para a tv, oito peças de dança. Elas foram coreografadas para as composições de Fuad Abdel Magid, um músico que introduziu uma nova abordagem para este gênero clássico de musica. Estas danças foram apresentadas no palco pela primeira vez no Cairo em 1980.
Na moderna interpretação deste gênero, os intrincados e numerosos ritmos foram trocados por outros mais curtos e mais dinâmicos em seus padrões. Enquanto a forma essencial permanecia intacta, instrumentos ocidentais eram adicionados, juntamente com uma harmonia simples e o contraponto. As letras dos poemas reeditados ainda retinham o idioma clássico e a metafórica forma descritiva da poesia mowashahat.
Ali Redá diz que “os significados e imagens evocados são intricadamente tecidos na estrutura dos poemas, como um laço bem dado, o que é de fato pertinente ao significado da palavra muwashahat.na língua árabe.
A coreografia destas peças foi a extensão de um trabalho criativo sem precedentes de Mahmoud Redá. A forma musical deste gênero, com seus variados padrões rítmicos, deu a ele novas bases, pelas quais se expressar como coreógrafo. A qualidade estrófica das letras que acompanhavam a melodia, influenciaram sua escolha nas combinações de movimentos e nos desenhos espaciais.
Ele não tentou em absoluto nenhuma interpretação direta do imaginário, presente nos poemas, mas projetou em forma de dança o ânimo que cada poema evocava.”

Mahmoud Magnânimo!

Outras fontes:


Nota: essa pesquisa foi realizada para apresentação da matéria Criação Coreográfica do curso Técnico em ministrado no espaço Shiva Nataraj Danças e Práticas (http://www.shivanataraj.com.br/)






 

Thursday, July 21, 2011

Desenvolvimento de Espetáculo - O Tema



Passado o 1º Semestre começam os preparativos para a tradicional grande festa de final da escola onde dou aula (Nar Cia de Dança e Arte). Para mim, o semestre mais empolgante e excitante.
Todos os professores se reunem para acordar sobre o tema: esse ano "Danças no Mundo".
A sugestão é dada pela proprietária, que também dirige o espetáculo, mas sempre podemos dar outras idéias. O importante, é sempre dar "amarração" entre as danças para que não fiquem soltas, tornando o show "sem pé nem cabeça"
Tínhamos pensado em outra coisa, mas essa opção nos pareceu mais coerente, pois entre outros motivos, incluindo a "amarração", o intuito é não parecer que estamos fazendo a mesma coisa de outros anos, assim, quem assiste não terá a impressão de já ter visto aquilo antes.
Cada um deveria escolher qual país gostaria de representar através da dança. Também é nesse momento que optamos pela utilização de cenografia, iluminação e outros detalhes de palco. Dessa reunião resulta o orçamento do espetáculo.
Minhas escolhas: Turquia (snujs) e Rússia (Dança do Pavão).
A primeira, porque já venho estudando as bailarinas do lugar (conforme post anterior) e a segunda (pagando a língua de post anterior) por conta da utilização da técnica em ballet clássico pelas bailarinas daquele país.
Apesar das escolhas individuais, a intenção da reunião não é só acertar o tema, mas também trocar idéias e sugestões. Sim, sempre temos algo para compartilhar, mesmo que não seja sua modalidade, como por exemplo Jazz ou Dança de Salão.
Mas esse é apenas o começo. A partir de então, um longo e árduo trabalho começa na medida que temos prazos para entrega de músicas, figurinos e coreografias.
Diria que essa fase é das mais complicadas para mim, uma vez que tenho uma "discoteca" razoável o que torna a escolha das músicas um parto.
Me colocando como exemplo, ao escutar a música, já imagino o palco com a coreografia e figurino e isso deve vir espontaneamente.
Tenho escutado várias coisas, mas ainda não me decidi.
Passado tudo isso, virá a parte mais gostosa: o desenvolvimento coreográfico, mas isso é assunto para outro post.
De qualquer forma, como em todos os anos, a escola irá superar a qualidade visual e técnica, satisfazendo não só nós professores e alunos que participam, como também aqueles que nos assistem.
Foi dada a largada, vai correr junto?









Monday, July 18, 2011

Balanço



O primeiro semestre passou e eu sequer tive tempo de fazer um balanço do que aconteceu.
Nunca é tarde, né?
O começo do ano foi definitivamente a minha volta da licença maternidade. Meu corpo estava melhor, minha cabeça mais resolvida, o Enzo com uma rotina mais fácil.
Estava mais segura com minha dança (o que se mostrou ilusório meses depois), achava que podia fazer o que quissesse, estava me achando. Coitada.
Tinha certeza que era minha volta e que seria triunfal.
Advinha?
O que se seguiram foram sucessões de erros e equívocos que culminaram com a perda de alunas e negócios.
Meu rendimento como bailarina caiu, foi ficando penoso dar aula, nada funcionava. Me envolvi num projeto que não deu certo. Confiança zero.
Resolvi que precisava cuidar mais de mim e menos dos outros, voltei a estudar, percebi que precisava começar tudo de novo.
E foi assim que fechei o semestre com menos mas fiéis alunas, admiradoras de meu trabalho; com uma dança mil vezes melhor; com o corpo mais firme e de repostas mais rápidas, mais feliz com o mundo dançante, com novas parecerias e idéias.
No fim, fiz mais shows nesse semestre que durante todo o ano passado, o que, sem dúvida, ajudou a melhorar a qualidade de minha dança. A prática leva a perfeição.
Até ganhei o curso "Técnico em Dança" do Shiva Nataraj. Chique.
Entendi que nunca é tarde para amadurecer e aprender e que muitas vezes pensamos que o mundo está contra nós quando na verdade nós é que insistimos em rodar ao inverso.
Espero que o balanço do próximo semestre e consequentemente do ano tenha resultado bem mais positivo então, mãos à obra porque ele começou já faz 18 dias!

Tuesday, June 28, 2011

Ainda falando em fusão

De verdade, está começando a me incomodar essa coisa de fusão, mistura, mix, etc... na dança do ventre.
Tenho visto só porcaria, nada que seja de fato resultado de estudo, nada relevante.
Separei alguns vídeos da mais "in" das fusões: o ballet clássico.

Esse com a música do "Lago dos Cisnes". Se aguentar, assista tudo:




Aqui eu não entendi se era Ballet com Dança do Ventgre ou Dança do Ventre com Ballet:





Aí tem a Sabah uma das precursssoras da fusão aqui falada:




Tudo bem ela tem técnica, fez um trabalho decente, reconheçamos.

Mas eu realmente não estou mais suportando essa hstória de misturar tudo. Adoraria ver de novo a dança do ventre atuando no papel principal e não como figurante.
Acho legal usar as outras danças como parte de um processo, usar as técnicas, ouvir as músicas, experimentar. Mas ponto.
Quando assitir um show de dança do ventre quero ver a bailarina dançando o que fui ver e não mostrando como sabe realizar piruetas e chasses. Se souber, que bom, desde que demonstre o quanto seus oitos e tremidos são bem realizados, pode até virar cambalhota que eu não ligo.
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