Aqui tem

Ju Sobral

Blog com informações, dicas e atualidades sobre a dança do ventre, Voltado para alunas, profissionais e curiosos

Monday, June 20, 2011

Ousadia Turca


Estou fazendo uma pesquisa sobre as bailarinas de dança do ventre turcas e tenho encontrado coisas bem interessantes (leia-se: para todos os gostos).
Encontrei uma variedade de bailarinas, mas o que mais chamou a atenção, mais que o estilo de dança, foram os figurinos. Mínimos eu diria.
Concentrei meus estudos numa bailarina mais antiga e em duas outras contemporâneas.
Voltando uns anos, mais precisamente nos anos 80, vemos a bailarina Princessa Banu, uma das mais famosas na Turquia e conhecida mundialmente.
Formou-se na escola egípcia, apesar de seus trajes estarem longe de serem egípcios.
Iniciou a carreria em 1976 quando se apresentava no restaurante turco Gallipoli, em Londres, famosos pelos banhos turcos. O local foi palco para várias bellydancers.
Sem dúvida, Pricessa Banu é uma performer, no mais puro sentido.

Com vocês, Pricessa Banu:



Entre as contemporâneas, Asena
Já fez apresentações na Alemanha, Suécia, Holanda e Áustria. Foi convidada para o concerto de Mick Jagger e para a festa de aniversário de Tina Turner e uma noite no palácio britânico com a Rainha Elisabeth. É mole?
Não. Ela dançou durante a visita do ex-presidente americano Bill Clinton à Turquia.
Asena é uma das mais populares dançarinas da Turquia, já que foi apresentadora de programas de televisão no horário nobre da TV turca.
Asena ajudou a elevar a imagem pública da Dança do Ventre com o povo turco, já que todos acreditavam que ela era uma artista e não apenas uma dançarina "barata". Sim, lá eles acham que as bailarinas são indecentes (sic).


Confiram, Asena:


A nova queridinha da cena turca é Didem, que foi por muitos anos dançarina destaque do programa de Ibrahim Tatlises (esse cantor merece um post a parte!).


Foi descoberta num concurso de dança em istambul ainda muito nova. Passou então a integrar o quadro de bailarinas do programa de Ibrahim, onde ficou até 2008.


Miss Didem:




Em minhas pesquisas descobri que o estilo turco é diferente do egípcio, entre outras razões, porque na Turquia não há restrições com roupas ou movimentos durante a dança, assim, tudo é muito livre, desinibido e brincalhão, como eles mesmos dizem.
É nítido o cuidado com a aparência: o corpo é em forma, o cabelo é impecável, a roupa é super bem feita e moderna.
Senti falta das famosas quedas turcas, só vi Pricessa Banu fazendo. Acho que é melhor não, né?
De qualquer forma, o estilo turco é definitivamente bastante diferente do que estamos acostumados a assistir e acreditar como correto, mas pelo que tenho visto nos vídeos e pesquisas, se não me engano tem gente aqui no Brasil fazendo um estilo bem parecido, não?
Eu mesma já fiz shows mais "à vontade" no que diz respeito à dança. Aliás, acho que são minhas melhores performances.
Estudar outros estilos e bailarinas só acrescenta e nos torna melhores, então, lembre-se que quando for estudar "coisas diferentes", esteja desprovida de preconceitos e indignações, pois pode ser que para eles (as) seu estilo não seja aceitável também..

7 comments:

Paula Della Via said...

Muito legal sua pesquisa, Ju... Assisti a todos os vídeos, as performances são no mínimo interessantes, rs...

Blá blá blá said...

É... diferente! rs
Acho que a que mais gostei foi a Miss Didem. A roupa é bonita, bem colorida. =)
Já a queda turca... affff... juro que posso viver sem isso!!! rs

Lory Moreira said...

Estudar apenas um estilo de dança empobrece a performance de qualquer bailarina. Amei o post!

Hanna Aisha said...

Continuo sem gostar desse estilo, apesar delas me lembrarem o estilo libanês. Me parece que não existe técnica, apenas instinto. Mas a espontaneidade me atrai.

PS.: Eu estava preparando um post sobre isso... hehehe vou dar um tempinho.

Regiane Macedo said...

Muito legal esse post!

Pesquisar é sempre enriquecedor.
Parabéns!

Gostei mais do estilo da terceira, a primeira é um retrato do que era a dança do ventre antigamente, e o que vendia mesmo era o carão, e o excesso de sensualidade que fez com que hoje depois de desenvolvermos e aprimorarmos tantas técnicas, temos que tirar o rótulo...rs

Já a segunda eu vi tantos pontos negativos.... por que achei a técnica muito básica, a postura péssima e interpretação ruim.... afff rsrs Mas quem sou eu!??! rsrs


Acredito que o mais importante é conhecermos tudo o que existe e seguirmos o que toca nossa alma, privilegiando sempre o bem estar de dançar.

bjs

Lívia said...

Muito bom esse post! Com informações legais para pensarmos além do que está escrito e refletirmos também o estilo praticado no Brasil ou o que poderíamos praticar.. porque essa cisma de que temos que estudar (ou dançar só) o estilo egípcio pra mim é mt furada!! Podemos aprender com a Turquia que não tem pretensão de ser o que não é..

Adrielli Brites said...

Olá Ju lindo seu blog parabéns e parabéns pelo trabalho também.

Gostei muito do seu post, me acrescentou bastante. Eu sinceramente curto um pouco a dança turca, gosto das performances das bailarinas apesar de não ter muita técnica, mas acho bonita o estilo da dança.

Beijoos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...