Aqui tem

Ju Sobral

Blog com informações, dicas e atualidades sobre a dança do ventre, Voltado para alunas, profissionais e curiosos

Monday, June 27, 2011

A Idade da Bailarina


Bailarina tem idade?
Tem, e as vezes, "várias idades".
Mas a idade é impressa apenas no RG, pois enquanto ela dança, salvo se for muuuuito aparente, dificilmente você saberá qual sua real idade física/cronológica.
Mas também, e daí? O que importa isso?
Eu já me peguei várias vezes falando: "vida de bailarina, modelo e jogador de futebol é curta". Ledo engano.
A bailarina pode dançar aos 8 ou aos 80 que ainda assim será bailarina. Mesmo "mais velha" ainda pode fazer aulas ou dar aulas.
Dançar é uma atividade física como muitas outras, portanto o corpo precisa ter condições para praticá-la e ponto.
Obviamente que se você inicia seus estudos com "mais idade" a resposta do físico será mais lenta e a coordenação motora ficará mais difícil, mas nada impossível.
O que tenho reparado com relação à dança do ventre é que, apesar de grandes nomes da atualidade terem iniciado seus estudos mais cedo, a grande maioria não foi assim. Explico:
Sempre acreditei que para a dança do ventre, é preciso ter certa maturidade não só do corpo, mas da mente. Certamente é uma das atividades mais completas para a mulher, já que transforma não só o físico-mental, mas a vida. Daí porque algumas só procuram a dança depois de casada, com filhos e algumas até com netos. 
Com o passar do tempo adquire mais técnicas, cria seu estilo e se torna confiante. O corpo muda (sim!) e a cabeça também.
Talvez você nem queira mais vestir figurinos ousados, mais decotados e cheios de lantejolas, pois pode ser que tenha voltado seu trabalho para uma dança mais consistente, filosófica e instrutiva.
Mas também pode ser que ainda queira usar tais trajes, e daí?
Você não precisa dançar em boates ou noites árabes para saber que é jovem, até porque, quando for mais "velha" pode ser que nem queira mais isso para você.
Da mesma forma, vejo muitas bailarinas maduras em constante atividade e ninguem, posso garantir, sabe quantos anos elas têm; e nem se importariam se soubessem.
Por isso, dance sempre seguindo seu coração e alma e não conceitos ou pessoas. Não se preocupe com o que vão "pensar de você" porque está mais velha ou "passada". Estude sempre, atualize-se e com certeza dará "mais caldo" que muitas jovenzinhas por aí.

2 comments:

Hanna Aisha said...

Oi, ótimo post. Falei mais ou menos sobre isso em um post da Amar. Hoje, eu prefiro ver bailarinas sem perfeição técnica, porém mais maduras no palco, que me passam emoção, a ver essas meninas recém saídas da adolescência que só giram.
Essa maturidade de palco e de dança vem com a experiência, mas acho que a idade real ajuda muito.
Beijos

Blá blá blá said...

Engraçado. Quando eu tinha 20 anos tinha medo de envelhecer, mas quando cheguei aos 30 comecei a achar que estava muito melhor que antes, em todos os aspectos.
Não acredito que tenha ficado mais bonita ou mais inteligente, mas acho que a maturidade me deu mais auto-valor, mais amor próprio.
Dançar é uma dessas coisas boas que descobri depois dos 30, e é algo que quero fazer enquanto as minhas perninhas aguentarem. rs
E a dança do ventre, em especial, é uma das danças mais 'democráticas' que eu conheço. Tem para todas as idades, corpos, estilos e fôlegos. Adoro!! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...