Aqui tem

Ju Sobral

Blog com informações, dicas e atualidades sobre a dança do ventre, Voltado para alunas, profissionais e curiosos

Monday, March 14, 2011

Isadora Duncan


"Meu corpo é o templo da minha arte. Eu exponho-o como altar para o adoração da beleza." - [Isadora Duncan]

Quem foi essa mulher?

Isadora é considerada a pioneira da Dança Moderna fazendo da improvisação e da espontaneidade as principais características de sua dança. Norte-americana, nascida em São Francisco, morou em Chicago e Nova York, não despertando muito entusiasmo.
Após rejeitar as técnicas do Ballet Clássico, criou um estilo próprio de dançar, com túnicas esvoaçantes e pés descalços como sua marca. Inspirava-se também nas forças da natureza, como o vento, plantas, etc.
Sua trajetória artísitica teve sucesso na Europa, onde realizou várias turnês
Depois de muitas tragédias em família, como a perda dos filhos e suicídio de um de seus maridos, mudou-se para Nice, na França, onde viveu até sua trágica morte, sem fortuna e esquecida, enforcada pela própria echarpe que se enrolou nas rodas do automóvel que dirigia, em 14 de setembro de 1927.
Sua sensibilidade, intuição e leveza durante as apresentações, além de seu grande amor pela arte são sem dúvida algo a se seguir. Ela foi e ainda é, ícone para os amantes da dança e grande precurssora de movimentos de liberdade para as mulheres. Sem dúvida, uma mulher a frente de seu tempo. Assistam:

1 comment:

Ana Curcelli said...

A-D-O-R-O!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...